Maior Aula do Mundo discute o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU

São Paulo, SP 26/11/2019 – Participar desse evento organizado pela UNESCO e pela UNICEF, em parceria com o governo de Cabo Verde, é de vital importância para ampliarmos o diálogo no mundo

Capacitar os jovens para que estejam sempre atualizados e engajados com as causas mundiais é uma atividade constante que recebe atenção especial da UNESCO e da UNICEF. Desde 2015, as organizações mundiais realizam a “Maior Aula do Mundo”, uma iniciativa para difundir maior compreensão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos para a Agenda 2030 da ONU. O evento de escala mundial começou com atividades em Cabo Verde, no dia 25 de outubro. O encerramento ocorrerá no dia 26 de novembro com transmissão simultânea internacional nas cidades de Santiago e São Vicente, em Cabo Verde, e São Paulo, com a participação especial do Colégio Visconde de Porto Seguro. A abertura será feita pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva.

Alunos do ensino médio do Campus Morumbi se juntarão aos quase mil participantes de três partes do mundo, das 7h às 10h, para assistir e debater o tema “Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ajudar a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030?”. Além desse tema geral, cinco lições divulgadas no Relatório da ONU servem como diretrizes para os participantes da Maior Aula do Mundo. Segundo o relatório, para que a tecnologia atue a favor dos ODS, é importante não deixar ninguém offline, usar as TICs como aceleradoras de inovação e mudança, colocar as pessoas em primeiro lugar, não criar espaço para complacência e desenvolver parcerias inovadoras.

A participação do Porto terá três palestrantes. A Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, Silmara Casadei, abordará a relevância socioambiental de se colocar jovens em videoconferências globais para o compartilhamento de ideias sobre ODS’s. Já o professor do Porto, Francisco Tupy, doutor games, explanará sobre ideias para brincar e aprender com os ODS’s. Outro destaque fica para a apresentação do aluno André Amaral Thiele que está desenvolvendo uma pesquisa de Pré-Iniciação Científica focada nos ODS’s. O aluno se junta ao time de profissionais do colégio para falar sobre “UNESCO e Minecraft: a sinergia do projeto #Historyblocks com os ODS’s e as competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico”.

“Para nós, participar desse evento organizado pela UNESCO e pela UNICEF, em parceria com o governo de Cabo Verde, é de vital importância para ampliarmos o diálogo no mundo”, diz Silmara. No passado, o Porto já esteve em videoconferências internacionais com reconhecidos políticos estrangeiros, como Angela Merkel, Chanceler Federal da Alemanha. “A meta do Porto de desenvolver cidadãos globais por meio da educação resulta na participação do colégio em eventos como a Maior Aula do Mundo. O convite surgiu graças a pessoas que já conheciam o nosso trabalho e nos tem como uma referência em conexões globais”, explica Francisco Tupy.

Encerramento Maior Aula do Mundo

Data: 26/11/2019
Horário: das 7h às 10h
Local: Colégio Visconde de Porto Seguro – Campus Morumbi – R. Floriano Peixoto Santos, 55 – Jardim Leonor, São Paulo – SP, 05658-080

Agenda:

7h – 7h15 Abertura do evento com o SE o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva
7h15 – 7h45 Talk’s com três profissionais da área de tecnologia – Cabo Verde
7h45 – 8h Debate
8h – 8h45 Pausa
9h – 9h30 Talk’s com professores e alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro
9h30 – 9h45 Debate
9h45 – 10h Encerramento do evento com SE o MCIC & Presidente da CNU, Dr. Abraão Vicente

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.
Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.
Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br

Planin – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com