Maioria dos trabalhadores do setor petroleiro no RJ sofre acidentes triviais

Macaé 12/6/2013 –

Um levantamento realizado no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (RJ), traçou, em 2002, o perfil dos acidentes de trabalho que acontecem em refinarias de petróleo brasileiras. O estudo investigou as condições de trabalho e segurança em uma refinaria de petróleo do Rio de Janeiro, com base em dados do Ministério Público do Trabalho. Participaram do levantamento 83 pessoas contratadas e que sofreram algum tipo de lesão. Considerando o tipo de acidente e a função do trabalhador, a maioria, 54,2%, sofreu os chamados acidentes triviais, tais como choques mecânicos – que representaram a maioria das ocorrências, com 25,3% dos casos. O número foi ainda maior entre os funcionários de empresas terceirizadas. Dos 69 lesionados, 75,5% também sofreram acidentes triviais, sendo que os choques mecânicos representaram 42,1% do total de ocorrências.

Pensando nos profissionais que atuam em ambientes expostos aos riscos do setor petrolífero, entre outros, a Fujiwara, marca da BSB (Brazil Safety Brands), desenvolveu a linha Especial de calçados de segurança. O EPI (Equipamento de Proteção Individual) está exposto na edição de 2013 da Brasil Offshore – Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, que é realizada em Macaé (RJ), até o dia 14 de junho. A Fujiwara participa do evento em parceria com a Armazém Offshore, empresa fornecedora de equipamentos, abrasivos, ferramentas e soldas.

“Iremos reforçar aos empresários e profissionais do setor a necessidade do uso de EPIs corretos. Investimos em tecnologia para oferecer aos usuários a melhor proteção sem deixar de lado o conforto dos pés”, afirma o representante regional da Fujiwara no Rio de Janeiro, Tiago Cavaleiro.

Prevenção e conforto

A bota Petroleira – modelo RPS, da linha Especial – é produzida em couro hidrofugado, que retarda a passagem de partículas de água para o pé do usuário, e possui, como opcional, biqueira de composite. A proteção derivada do plástico é mais leve que a oferecida pelo aço, comumente utilizado contra impacto e compressão dos dedos, proporcionando, assim, mais comodidade e flexibilidade ao caminhar do trabalhador. O material atende os mesmos requisitos normativos, como as NBR (Normas Brasileiras) IS0 20344 e a ISO 20345, que dão conta, entre outros itens, da resistência de impacto. O solado Bidensidade antiperfuro, composto por duas camadas de poliuretano (mistura dos compostos químicos poliol e isocianato), é resistente a objetos perfurantes, assim como a palminha não metálica, e oferece proteção a 100% da planta do pé. O modelo está disponível do número 35 ao 46.

7ª Brasil Offshore – Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás
Data: 11 a 14 de junho de 2013.
Local: Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Rodovia Amaral Peixoto, quilômetro 170 s/n – São José do Barreto – Macaé/RJ).
Horário de funcionamento: 14 às 21 horas.

Website: http://milagredoverbo.wordpress.com/