Maneiras diferenciadas de preparar os alimentos e gestão profissional são tendências do mercado de gastronomia para 2020

Curitiba – PR 3/2/2020 – “O mercado de panificação gourmet apresenta excelentes oportunidades”,

O mercado de gastronomia espera movimentar R$275 bilhões em 2020. Entre as tendências para o crescimento do setor estão maneiras diferenciadas de preparar os alimentos e gestão profissional para formatar novos serviços.

Para quem gosta de cozinha, está pensando em começar o ano empreendendo nesta área, os cursos de gastronomia do Centro Europeu estão cheios de novidades.

Com matrículas abertas e início previsto para o mês de março o Curso de Chef Boulanger – que capacita os alunos para a produção de pães tradicionais, artesanais, especiais, funcionais e viennoiserie, trazendo as tendências do segmento e o Curso de Chef Pâtissier – em que o aluno aprende desde os fundamentos da confeitaria até as mais modernas técnicas na produção de doces e chocolates, arquitetura de tortas, confeitaria gourmet e produções artísticas – estão com uma nova proposta.

Neste semestre ambos os cursos propõem uma nova formação e capacitação profissional , com maior aprofundamento nos conteúdos e a abordagem de tendências mundiais.

Entre as novidades no curso de Chef Pâtissier estão a inclusão de novas técnicas de confeitaria, habilidades em chocolateria, a disciplina de confeitaria gourmet e doces finos e uma nova disciplina de Pâtisserie criativa. O Centro Europeu também incluiu no curso um módulo novo chamado Viennoiserie, que ensina todas as técnicas para produção de massas folhadas, croissants e brioches. A disciplina de Pâtisserie FIT e VEG, com técnicas de confeitaria de produção de doces fitness e veganos, bem como uma disciplina de empreendedorismo é novidade.

Seguindo a mesma linha, o curso de Chef Boulanger teve igualmente seu formato alterado com inclusão de disciplinas de pães especiais e fermentação natural, um módulo especial na parte de técnicas de massas folhadas e Boulanger FIT – com pães funcionais e veganos e Boulangerie Criativa – que incentiva a criação de linhas próprias de produtos de panificação.

“O mercado de panificação gourmet apresenta excelentes oportunidades. Já o curso de o Chef Pâtissier está em sintonia com as principais escolas de formação de Pâtisserie mundiais, abordando as tendências dessa área que já fazem sucesso na Europa”, afirma Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu e responsável pelos Cursos de Gastronomia.

As aulas acontecem na moderna unidade de Gastronomia do Centro Europeu em uma cozinha didática construída para esses cursos e equipada com tecnologia de última geração.

Especialização Cozinha Molecular – Com início previsto para fevereiro, o Curso de Especialização em Cozinha Molecular já em sua 4ª edição, trará um módulo avançado com novos temas, preparos e técnicas utilizando esferificação, gelificação, emulsificação, espumas, aeração, desconstrução de alimentos, defumação a frio, sous vide e técnicas com nitrogênio.

Formação em Sommelier – O curso de Sommelier ganha um novo parceiro de referência nacional em 2020. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), por meio de termo de cooperação com o Centro Europeu, passará a atuar em ações, para que alunos e professores do curso possam participar de projetos, estudos, pesquisas e desenvolvimento de negócios voltados ao mercado do enoturismo e da cultura de vinhos no Brasil.

“A Aprovale, em conjunto com outras entidades parceiras do Centro Europeu, também passa a assinar de forma o certificado de formação dos alunos do curso de sommelier. O convênio prevê cooperação técnica e de conhecimento e que engloba a vinda de profissionais, enólogos e especialistas em tecnologia do mundo do vinho para as aulas do curso”, explica Gobbi.
No curso, entre outras disciplinas o aluno aprende processos de viticultura, enologia, enografia, além do aprofundamento em aulas práticas de técnicas de degustação, análise sensorial, enogastronomias de aproximadamente 20 países com degustação de mais de 130 rótulos de vinhos do velho e novo mundo no decorrer do curso

Eventos – Entre os eventos de gastronomia já previstos para este ano, estão o Vitrine Santé, que acontecerá no mês de junho dentro da programação do Festival Curitiba Santé e o inédito Desafio Brasileiro de Sommeliers, que deverá acontecer no dia 22 de junho, com a participação de Sommelier de todo o país.

Mais informações sobre os cursos de gastronomia pelo telefone : (41) 3324-6669 ou pelo site https://centroeuropeu.com.br/

Website: http://centroeuropeu.com.br

Web Site: