Manutenção fora da rede autorizada pode ocasionar em perda da garantia

Brasília, DF 18/3/2013 – A mão de obra específica e preparada é de extrema importância. Hoje temos nas ruas veículos com alta tecnologia. As autorizadas têm as ferramentas próprias pra atender este avanço tecnológico.

Muitos dos proprietários de automóveis ignoram as manutenções. Já alguns dos donos de veículos que costumam manter as revisões preventivas em dia, nem sempre utilizam os serviços das autorizadas. Quando o veículo é submetido a revisões fora da rede autorizada, dentro do período de garantia, esta pode ser invalidada.

As fabricantes oferecem garantia de, no mínimo, um ano, e em alguns casos, sem limite de quilometragem. Garantia que pode ser perdida, caso o veículo seja submetido a serviços fora da autorizada. Com a manutenção preventiva feita na rede de concessionárias, caso haja uma peça com defeito, esta será trocada sem nenhum custo extra além do preço programado da revisão.

Além da perda de garantia, há também o risco do carro te deixar na mão em algum momento: a falta de mão de obra treinada e qualificada, o uso de ferramental inapropriado e peças paralelas podem comprometer a vida útil do motor do veículo. “A mão de obra específica e preparada é de extrema importância. Hoje temos nas ruas veículos com alta tecnologia. As autorizadas têm as ferramentas próprias pra atender este avanço tecnológico. Além do uso de peças genuínas, que têm garantia de troca caso haja algum problema. Estas peças são submetidas a testes em todo o desenvolvimento dos motores e são produzidas com componentes apropriados. As peças paralelas, para corte de custos, são fabricadas com materiais mais baratos, o que pode ocasionar em menor vida útil e gastos prematuros”, explica Hélio Aveiro, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal – SINCODIV/DF.

Além de manter a saúde do carro em dia, as manutenções programadas realizadas nas concessionárias poupam tempo. Com profissionais treinados pelas fábricas e as ferramentas adequadas, não há improviso: os serviços são efetuados de forma ágil e correta. “Muitos dos serviços são computadorizados. Você conecta o computador na central do veículo e ele já dá o diagnóstico. Isso poupa tempo e evita que uma peça seja trocada por engano, evitando maiores prejuízos”, conclui o vice-presidente.

Website: http://www.proativacomunicacao.com.br/home.php?opcao=noticias&id=1131

Web Site: