Mapeamento e melhoria de processos: a chave para o sucesso em implementações de ERP

São Paulo, SP 27/4/2020 – Entendemos ao longo da nossa jornada que um software de gestão só é capaz de suportar as operações de uma empresa se houver processos bem definidos

Adotar um novo ERP pode trazer uma série de benefícios como maior controle sobre o crescente volume de informações, integrar departamentos, melhorar os processos e reduzir custos. Mas sua implementação demanda cuidado e a fase é a que concentra maior descontentamento. Segundo o último levantamento Panorama do ERP no Brasil, quase 33% dos entrevistados declararam estar insatisfeitos ou apenas parcialmente satisfeitos durante a implantação. Expectativas não realistas, a ausência de um programa de gerenciamento de projetos e, principalmente, a falta de entendimento dos próprios processos organizacionais que serão inseridos e geridos pelo sistema estão entre as principais causas.

Para eliminar de vez o trauma da implementação e ajudar as empresas a conquistar os benefícios reais de um novo ERP mais rapidamente, a Xplor Latam fechou uma parceria inédita com a Six Sigma Brasil que visa certificar seus profissionais na metodologia Lean Six Sigma, oferecer consultoria de processos pré e pós-implementação e treinar usuários do Sage X3. A iniciativa envolve também a adoção de um Modelo de Gestão de Projetos (PMO), que prevê a extração e o monitoramento de indicadores importantes para os projetos de implementação do ERP Sage X3, proporcionando assim uma visão integrada e estrutural.

“Entendemos ao longo da nossa jornada, acompanhando de perto o dia a dia de nossos clientes, que um software de gestão só é capaz de suportar as operações de uma empresa se houver processos bem definidos. A chegada do sistema é também uma oportunidade de redesenhar e aperfeiçoar os processos produtivos e organizacionais. O objetivo da Xplor é justamente contribuir para que as empresas se mantenham saudáveis e cresçam de forma perene. Com a Six Sigma Brasil, somos mais do que parceiros tecnológicos, nos tornamos aliados na condução de seus negócios, assumindo um compromisso real com seus resultados”, diz José Luiz Moço, diretor executivo da Xplor Latam.

A formatação do PMO para a condução de novos projetos da Xplor Latam envolveu a adequação das mais de 49 áreas de conhecimento que a metodologia abrange. Com a criação de um framework de implementação, as etapas foram adaptadas para proporcionar uma visão efetiva dos projetos, contemplando parâmetros como tempo, custo e qualidade da entrega. A partir de então, todos os consultores passaram a fazer os inputs de suas atividades, seguindo o workflow estabelecido e proporcionando maior controle dos KPIs. O modelo já foi testado e aprovado em alguns clientes pilotos, o próximo passo é adicionar automação.

Em processos, o objetivo é formar belts em diferentes categorias: White, Yellow e até Green Belt. A capacitação pode ser feita totalmente à distância, por meio de uma plataforma corporativa de EAD. A ideia é que os profissionais que utilizarão o ERP e que estarão envolvidos diretamente com sua implementação tenham uma visão mais analítica sobre suas áreas de negócio e estejam mais preparados para sugerir melhorias ou identificar falhas quando o projeto de implementação do X3 for colocado em prática.

“A parceria entre Xplor Latam e Six Sigma Brasil demonstra uma preocupação genuína da empresa com seus clientes e com o desenvolvimento do mercado de ERP como um todo. A etapa de implementação representa o ponto mais crítico dos projetos de ERP e determinante para que as empresas consigam obter os benefícios esperados com o sistema. Com a iniciativa, a Xplor Latam ganha força competitiva e aumenta ainda mais a confiança que depositamos na companhia para levar o X3 ao mercado brasileiro”, conclui Rui Nogueira, VP Sage Enterprise para Brasil e América Latina.

 

Sobre a Xplor Latam

A Xplor Latin America é resultado da Joint Venture entre a Xplor Solutions, parceiro líder global da Sage, e o grupo TechTrends, desenvolvedor de empresas com foco em tecnologia, que identifica oportunidades, investe e estrutura operações no país. Sua missão é ajudar pequenas e médias empresas a executar e controlar melhor suas operações e otimizar seus resultados, integrando todos os processos essenciais com tecnologia, inovação e visão de negócio.

 

Sobre a Six Sigma Brasil

A Six Sigma Brasil é especialista na área de Gestão de Processos e Qualidade, atuando com projetos de consultoria, eventos, palestras e treinamentos online ou presenciais, que conferem a seus participantes importantes certificações em Melhoria Contínua e em Gerenciamento de Projetos do PMI (Project Management Institute). Seu objetivo é integrar organizações e profissionais e aperfeiçoar a eficiência e excelência na gestão das empresas em todo o país. A empresa agrega mais de 11 mil associados que têm em comum o interesse em discutir tendências, compartilhar melhores práticas e fomentar o conhecimento. Saiba mais em: https://www.leansixsigma.com.br/

Website: https://xplor.solutions

Web Site: