Marketing de relacionamento: qual é a importância do pós-venda?

São Paulo, SP 15/9/2020 –

Um estudo realizado por Philip Kotler, consultor de marketing americano, mostrou que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que fidelizar quem já acompanha a marca há algum tempo.

Diante desta afirmação, corporações se deparam com um ponto de atenção: o que é preciso para que novos clientes não sejam temporários? Entre as muitas opções, está o investimento no marketing.

Segundo o relatório “Forrester Research”, empresas consolidadas devem investir de 6% a 12% de seu faturamento líquido no marketing digital. Ainda assim, é preciso lembrar que existem outras modalidades da estratégia que não devem ser deixadas de lado.

Marketing de relacionamento

De modo geral, o marketing digital se resume ao que pode ser feito com intermédio da internet: e-mails, gestão de redes sociais e, claro, conteúdos. Porém, será que apenas isso é suficiente?

Camila Eskenazi, sócia-fundadora da Gráfica Online Eskenazi, diz que não. “Não podemos deixar o tradicional de lado. Ele é pioneiro e funciona muito bem”, comenta. Para a empreendedora, é muito importante investir em materiais gráficos, por exemplo.

“Ter cartões de visitas e flyers trazem a impressão de uma corporação séria. Estes itens marcam presença em reuniões e eventos, são indispensáveis. Além disso, apoiam a identidade visual da marca e seus desdobramentos”, aponta.

Outro ponto muito importante é a atenção com o pós-vendas. Para Camila, nesse momento a união do marketing digital e tradicional resulta na combinação perfeita para criar o modelo ideal de marketing de relacionamento.

“Muitos acreditam que, após um contrato fechado com a marca, o cliente está ganho. E é aí que mora o engano: é preciso dar atenção a ele, principalmente nos primeiros meses, quando o produto ou serviço pode não atender a expectativa logo de cara”, comenta.

Por esse motivo, é muito importante caprichar no contato. E-mails e pesquisas para feedback são indispensáveis, mas, mais uma vez, é preciso ir além do digital.

“Mandar um recado bastante pessoal funciona muito bem. Nesse sentido, os materiais impressos são ideais: podemos contar com folders e flyers. Outra opção interessante são materiais promocionais, como calendários, por exemplo. Com muita imaginação, as opções para tornar esse contato especial são infinitas”, finaliza.

Apoio especializado

Com parque próprio e mais de 60 anos de tradição, a Gráfica Online Eskenazi, grande gráfica Web to Print do Brasil, oferece base para que seus clientes coloquem no papel seus planos e objetivos em tempo hábil, com frete grátis para todo o Brasil.

Entre as especialidades, estão a impressão de cartões de visita , catálogos, livros, flyers e folders institucionais, garantindo um portfólio completo para identidade gráfica, apresentações, reuniões e viagens corporativas. Saiba mais: www.lojagraficaeskenazi.com.br

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

Web Site: