Massagens ajudam a reduzir dores de cabeça

Brasília, DF 12/3/2013 – É possível utilizar as técnicas de massagem em um processo preventivo, mantendo o paciente em um nível de relaxamento constante; e também utilizá-la em seu papel curativo, diminuindo a intensidade da dor. Pedro Vasco

O Brasil está entre os países com maior consumo de analgésicos. Em 2010, os brasileiros gastaram R$ 1,5 bilhão com esse tipo de medicamento, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os remédios parecem ser a principal alternativa (ou a mais rápida) para o combate de dores que, frequentemente, estão associadas às questões cotidianas como stress, tensão, rotina atribulada. A automedicação, apesar de ser uma solução mais rápida, pode gerar dependência, entre outros efeitos colaterais, como lesão renal ou sangramento gastrointestinal para quem faz uso contínuo.

Uma das categorias mais usadas incorretamente é a de medicamentos contra dor de cabeça, que podem ser vendidos sem receita médica. No entanto, há uma série de outras terapias, como as massagens, que podem erradicar as dores de cabeça freqüentes e trazer de volta a qualidade de vida do paciente.

Segundo Pedro Vasco, massoterapeuta e sócio-proprietário do SPA & Cia, as massagens podem exercer duas funções no tratamento contra a cefaléia. “É possível utilizar as técnicas de massagem em um processo preventivo, mantendo o paciente em um nível de relaxamento constante; e também utilizá-la em seu papel curativo, diminuindo a intensidade da dor e, de forma gradativa, conseguindo eliminá-la do corpo”, explica.

Uma das terapias aplicadas no SPA & Cia é a Reflexologia, que consiste em uma massagem nos pés do paciente, utilizando pontos que desbloqueiam os canais de energia em diversas partes do corpo. Esta técnica foi desenvolvida pela medicina chinesa há cerca de cinco mil anos. Para os chineses, os pés são um espelho do organismo.

Outra terapia infalível é a massagem do couro cabeludo para aliviar dores de cabeça tensionais e, em alguns casos, até enxaqueca, se associada a uma massagem na testa e nas têmporas. Segundo Pedro Vasco, utilizar os dedos para pressionar as têmporas auxilia também no combate a outros males. “É uma automassagem que contribui para a redução do estresse, o alívio da dor de cabeça e melhora a qualidade do sono”, destaca.

Website: http://www.spaeciapier21.com.br

Web Site: