MEC divulga a lista de aprovados do SiSU 2020

São Paulo, SP 12/2/2020 –

Com a divulgação das notas do Enem 2019 a disputas pelas vagas de universidades públicas de todo país começou através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).O Ministério da Educação (MEC) divulgou os aprovados do SiSU no dia 28 de janeiro. Os aprovados na primeira chamada puderam consultar pelo próprio site do sistema a documentação necessária para a matrícula e tiveram até o dia 4 de fevereiro para entregar todos os requisitos nas respectivas instituições de ensino.

Algumas universidades exigem um cadastro prévio em suas páginas antes da matrícula presencial. Dessa forma, o recomendado é que os jovens acessem os sites das instituições para evitar problemas na hora da matrícula.

Lista de espera dos aprovados do SiSU 2020

Na segunda feira, dia 10 de fevereiro de 2020, a lista de espera dos aprovados pelo SiSU foi entregue às universidades e a partir daí, estas serão as responsáveis pela convocação dos candidatos. O prazo final de convocação é definido de acordo com o cronograma de cada instituição de ensino.

A lista de espera do SiSU é composta por estudantes que não foram aprovados na primeira chamada, mas que demonstraram interesse em se matricular caso haja desistências. A adesão a essa lista de espera começou no dia 29 de janeiro e foi até o dia 4 de fevereiro.

SiSU – Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema informatizado do Ministérios da Educação (MEC) para ingresso nas instituições públicas de todo o país. Os candidatos com a melhor pontuação são melhor classificados e dessa forma, selecionados para o curso que demonstraram interesse. O SiSU 2020 ofertou 237.128 vagas em 128 instituições de ensino. Para as instituições federais, 50% das oportunidades foram reservadas para o Sistema de Cotas, definido pela Lei Federal. Entretanto, universidades, incluindo as estaduais puderam reservar vagas para ações afirmativas, ou cotas próprias.

As inscrições do SiSU 2020 foram estendidas até o dia 26 de janeiro, dois dias a mais que o previsto, devido aos erros nas notas do Enem. O sistema recebeu 3.458.358 inscrições, e esse valor alto é explicado pois cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.

As notas do Enem 2019 podem ser usadas em outros programas governamentais, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Para a primeira opção, alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em instituições públicas podem concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas. Já o Fies é um programa governamental de financiamento da graduação.

Website: https://aprovadossisu.somospar.com.br/

Web Site: