Melasma: maneiras eficazes de tratar o problema

2/10/2020 –

Essas manchas amarronzadas que surgem na pele incomodam bastante, mas o problema tem solução. Especialista esclarece sobre as causas e indica os melhores tratamentos

O melasma provoca manchas escuras na pele. De modo geral, este e outros problemas, principalmente manchas, afetam a qualidade de vida das pessoas. E o melasma é uma das principais queixas, pois provoca manchas escuras no rosto, sobretudo em regiões como testa, bochechas, queixo e nariz. De acordo com o dermatologista Cristiano Kakihara, de São Paulo, “apesar de menos comum, as manchas também podem aparecer em outras áreas expostas ao sol, como colo e braços”.

O médico deu detalhes sobre o melasma que vale saber:

“1- O que é o melasma e por que ele aparece?
Trata-se de uma disfunção na pigmentação da pele devido à produção excessiva de melanina, pigmento este que promove a cor”, resume o dermatologista. E dá para dividi-la em três categorias: epidérmica, quando acomete somente a camada mais superficial da pele; dérmica, com ocorrência das manchas na derme superficial e profunda; e, por fim, a forma mista, caracterizada por surgimento das marcas na epiderme e derme. “Determinar o tipo é essencial para o tratamento”, pondera o médico. Segundo ele, as mulheres entre 25 e 40 anos são as mais afetadas. Nos homens a incidência é de apenas 10% dos casos. Pessoas de pele morena e negra, além de asiáticos e latinos, têm maior predisposição a desenvolver melasma.

2- Como é feito o diagnóstico?
No primeiro sinal ao aparecimento de manchas na pele, procure um dermatologista. Somente este profissional poderá dar todas as possíveis orientações. “É necessário observar também se o paciente relata coceira ou ferida na região. No caso do melasma, isso geralmente não acontece”, frisa Kakihara.

3- Toda grávida vai ter melasma?
Não, já que a gravidez não é a única causa responsável pelo surgimento das manchas. Na verdade, múltiplos gatilhos são decisivos para o surgimento do quadro. “Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta estimulam a hiperpigmentação da pele”, aponta o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida. “Se associarmos um quadro de predisposição a uma exposição excessiva aos raios solares, a probabilidade de surgimento das manchas aumenta”, acrescenta o especialista, que destaca também que as luzes artificiais de ambientes fechados e de dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, também contribuem para o aparecimento das manchas. “Por isto, usar protetor precisa ser um hábito diário”, reforça o dermatologista.

4- Quais os tratamentos disponíveis hoje em dia?
De acordo com Cristiano, hoje, o mais comum é associar terapias. O uso de medicações tópicas (“cremes”) e orais, combinado com aplicação de tecnologias, oferece resultados consistentes e muito bons. O LASER de picossegundos é uma destas mais eficazes armas terapêuticas.

5- O estresse contribui para o aparecimento das manchas?
Sabe aquele ditado “estou com os nervos à flor da pele”? Ele parece abrir as portas para o surgimento do melasma. Isto ocorre porque “a tensão proporciona um estresse oxidativo no organismo e pode agravar o quadro de modo geral. Portanto, levar uma vida sem qualidade acaba por favorecer o aparecimento das manchas”, considera o profissional.

6- Melasma tem cura?
Embora os tratamentos sejam eficazes no manejo das manchas, infelizmente, não dá para falar em resolução definitiva do quadro. “Mas é possível controlar o melasma. É totalmente possível levar uma vida normal”, tranquiliza Kakihara, que acrescenta ainda que “no inverno, a incidência dos raios é menor, mas ainda assim estamos expostos à radiação. E não só do sol, como também das luzes artificiais”. Então, já sabe: nessa época mais fria, nada de esquecer do protetor solar”, completa o médico.

Para o dermatologista, o mais importante é aplicar o protetor solar, com especial atenção em áreas como rosto, pescoço, colo e mãos, que são as menos protegidas pelas roupas, e reaplicar o produto a cada 2 horas; desta forma, é possível estar com a pele mais protegida para evitar o problema.”

Website: https://www.clinicakakihara.com/

Web Site: