Melhores certificações financeiras para começar 2020 com um salto de qualidade na carreira

Belo Horizonte-MG 14/1/2020 – “O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença”. Claire Fagin, Educadora Norte-Americana.

Para todos aqueles que desejam começar 2020 alavancando seu encarreiramento é provável que uma certificação financeira possa ajudar neste objetivo. As Entidades Financeiras, além da obrigação legal emanada na Resolução C.M.N 3.158/2003 de certificar seus colaboradores, também valorizam bastante a experiência adquirida por um profissional certificado.

O Professor Diercio Ferreira, CEO da Pecúnia Educação Financeira, explica que as certificações financeiras oferecidas no Brasil vão desde as mais básicas, a exemplo da CPA-10, direcionada para funcionários que trabalham com investimentos em agências e postos bancários, até certificações mais complexas como CEA ANBIMA, Certificação CNPI da APIMEC e CFP – Certified Financial Planner que envolvem treinamentos e provas de capacitação mais rigorosas para garantir o respeito que o profissional irá adquirir.

Abaixo estão listadas as mais relevantes certificações financeiras oferecidas no país, cada uma com seus requisitos específicos e oportunidades de empregabilidade.

CPA 10 – Certificação Profissional ANBIMA Série 10

A CPA-10 é direcionada a profissionais que operam distribuindo investimento em agências, postos bancários ou plataformas de atendimento.

A prova Cpa-10 é realizada através de um terminal de computador de uma instituição Credenciada pela ANBIMA com data e horário escolhidos pelo candidato, sem qualquer pré-requisito, são 50 questões com intervalo de 2:00 horas e para aprovação é necessário atingir no mínimo 70% da prova ou 35 questões.

CPA 20 – Certificação Profissional ANBIMA Série 20

A CPA-20 é direcionada a profissionais que operam com distribuição de investimento para clientes dos segmentos varejo de alta renda, Private Bank, Corporate Bank e investidores qualificados em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

O exame de CPA-20 é realizado de forma computadorizada por uma instituição Credenciada pela ANBIMA com data e horário escolhidos pelo candidato, sem qualquer pré-requisito, são 60 questões com intervalo de 2:30 horas e para ser aprovado é necessário atingir score mínimo 70% da prova ou 42 questões.

CEA ANBIMA

A CEA certifica profissionais que prestam assessoria de investimento ao gerente de contas de clientes pessoa física, podendo fornecer consultoria em investimentos e indicar produtos.

A prova da CEA ANIBMA é realizada em terminal computadorizado de uma instituição Credenciada pela Anbima com data e horário escolhidos pelo candidato, sem qualquer pré-requisito, são 70 questões com duração de 3:30 horas e para aprovação é necessário atingir no mínimo 70% da prova ou 49 questões.

AAI – Agente Autônomo de Investimentos

A certificação para AAI – Agente Autônomo de Investimento é regulada pela IN CVM 497 de 2011 sendo bastante parecida com as atividades desenvolvidas pelo profissional Investment Adviser que opera nas bolsas de valores Americanas. Esta nova atividade profissional tem a função de popularizar os investimentos e promover capilaridade aproximando a B3 do médio e pequeno investidor.

A prova da ANCORD possui 80 questões com 4 (quatro) alternativas de múltiplas escolhas com intervalo de 2:30 horas.

São requisitos para exercer atividade de AAI – Agente Autônomo de Investimentos: ter concluído o ensino médio, ter sido aprovado na prova da Ancord, aderir ao código de ética, estar desimpedido para exercer cargos em instituições financeiras, não ter sido condenado com tramite em julgado por “crimes do colarinho branco” (corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro, etc.) e não ter sido proibido do gerenciar seus próprios bens ou destes estarem indisponíveis por decisão judicial.

CNPI – APIMEC

A certificação da Apimec – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais é focado na qualificação de profissionais da área de investimentos. O objetivo desta certificação ampliar o nível dos operadores Brasileiros da área de investimento a padrões internacionais.

CPF – Certified Financial Planner

A certificação CFP, ou Certified Financial Planner, é uma comprovação obtida por profissionais que atuam como planejador financeiro. É um modelo importado dos Estados Unidos, onde é gerida pela Financial Planner Board of Standards. A certidão está presente em 26 países no total.

Um CFP ou Certified Financial Planner precisa passar em um exame de sete horas, além de manter suas credenciais com a educação continuada.

Esse tipo de profissional ajuda a planejar a aposentadoria e a usar ativos financeiros para alcançar seus objetivos. A características do planejamento financeiro é obter a tão sonhada independência financeira, onde as pessoas terão o suficiente para viver a vida de forma equilibrada depois que não estiver mais trabalhando.

Essas certificações financeiras são um grande passo no caminho para ajudar os profissionais a alcançar seus objetivos de encarreiramento. Para quem sonha em trabalhar no sistema financeiro, uma destas pode ser a decisão certa para começar 2020 a todo vapor. Estas certificações dão um grande impulso à sua empresa.

A Pecúnia Educação Financeira é especialista em capacitações para certificações CPA 10, CPA20, AAI Agente Autônomo de Investimentos, CEA ANBIMA, e Certificações de Correspondentes Bancários”.

Website: https://pecuniaeducacaofinanceira.com.br/

Web Site: