Melhores destinos de ecoturismo no Brasil

Curitiba,PR 8/12/2020 –

Devido à imensidão de seu território, o Brasil possui diversas opções para quem gosta de ecoturismo.

Existe uma tendência clara no número de pessoas que, para seus momentos de descanso, buscam a natureza. Por ter como principal característica que as atividades e locais de visitação estejam afastados dos grandes centros, ao ar livre e, geralmente com limitação na quantidade de pessoas permitidas simultaneamente, o Ecoturismo tornou-se especialmente atraente no momento de planejamento de uma viagem.

O Que é Ecoturismo?

Ecoturismo é fazer turismo baseado no contato com a natureza. As atividades são relacionadas com a conscientização e a conservação ambiental.

O termo se popularizou no Brasil na década de 80, juntamente com a tendência mundial de valorização de questões relacionadas ao meio ambiente. Ótima alternativa para o desenvolvimento sustentável, gera emprego e renda aos moradores das comunidades locais e garante a preservação da biodiversidade local.

O praticante necessita de um planejamento especial para essa modalidade de Turismo. Dependendo do lugar onde será o passeio, recomenda-se o uso dos seguintes aparatos:
– Roupas adequadas;
– Protetor solar e repelente;
– Chapéus/Bonés;
– Lanterna;
– Cantil para água;
– Mochila;
– Sacola para recolher resíduos.

Seja pelos esportes ao ar livre ou uma solução para a realidade de distanciamento social, o ecoturismo é uma opção para quem busca uma relação mais íntima com a natureza, contribuindo com o meio ambiente. Entre os muitos destinos de ecoturismo no Brasil, é possível destacar os seguintes:

Petar – SP

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é uma unidade de conservação reconhecida mundialmente. Constituído pelo maior trecho de mata atlântica preservada no país, possui cerca de 300 cavernas, além de inúmeras cachoeiras e trilhas. Também detém o título cedido pela Unesco de patrimônio da humanidade.

Fica ao sul do estado de São Paulo, onde se encontram comunidades tradicionais quilombolas e até sítios arqueológicos.

Bonito – MS

Bonito não se chama assim por coincidência. O lugar é um dos destinos mais sustentáveis do mundo. Na Serra da Bodoquena, ao sudeste do Pantanal, é famoso por suas flutuações em águas cristalinas e com enorme diversidade de peixes e aves.

Já foram encontradas mais de uma centena de cavernas e é recheado de cachoeiras, trilhas e nascentes.

Jalapão – TO

Deserto das águas, o Jalapão é formado de rios e cachoeiras de muita beleza em meio às dunas de areia. Situado no coração do Brasil é uma área quase intocada, preservando a vegetação e a vida animal da região.

Destacam-se os famosos fervedouros – piscinas naturais onde não se afunda, devido ao tipo de rocha que não oferece vazão ao lençol freático.

Chapada Diamantina – BA

Formada de cavernas escondidas e cachoeiras, a Chapada Diamantina abrange 24 municípios na Bahia com suas ricas flora e fauna. Seus principais símbolos são o Morro do Pai Inácio com 1120 metros de altura e o Poço Encantado com aspecto azulado pelo efeito da luz do sol entrando por frestas da caverna.

Chapada dos Guimarães – MT

Na região Centro-Oeste fica a Chapada dos Guimarães, com cânions de até 350 metros. Em meio à mata verde montou-se um circuito para explorar o local.

Com 7 km de extensão, ele passa por piscinas naturais e cachoeiras como a Véu da Noiva, em meio a paredões imensos, com 86 metros de altura. A região conta ainda com 46 sítios arqueológicos e o título de maior concentração do Brasil de ossos de dinossauros.

Lençóis Maranhenses – MA

Às margens do rio Preguiças se encontra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O nome vem do aspecto de lençol amarrotado das dunas vistas de cima. Após o período de chuvas, formam-se as lagoas de água cristalina contrastando com a aridez das dunas da região.

Chapada dos Veadeiros

Cerca de 230 km distante de Brasília, um dos destinos obrigatórios na lista dos viajantes que priorizam alternativas de turismo sustentável está a Chapada dos Veadeiros.

Destaca-se principalmente por seus poços e cachoeiras de águas cristalinas, com grande número de trilhas e grandes pedreiras cobertas de vegetação característica do cerrado.

Clube Candeias

No momento do planejamento de um roteiro de ecoturismo é importante contar com as melhores ferramentas disponíveis, potencializando assim toda a experiência da viagem. Uma delas é o Clube Candeias, um clube de férias com rede integrada de hospedagem em todo o mundo.

Os associados têm acesso ao programa de recompensas, plataforma de reservas online, rede de atendimento exclusiva, entre outras facilidades.

Mais informações em https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/

Web Site: