Mercadapp completa quatro anos e cresce 1.728% nos primeiros meses de 2020 com processo de digitalização de supermercados em todo o país

Fortaleza, Ceará 21/5/2020 – Desde o surgimento em 2016, a Mercadapp passou por dois programas de aceleração de startups, o Casa Azul Ventures e o Darwin Startups

Durante o isolamento social, a empresa já economizou mais de 100 mil idas de pessoas aos supermercados e registra a marca de quase 2 milhões de acessos a aplicativos de delivery

A pandemia da Covid-19 causou, entre outros muitos efeitos, mudanças significativas na forma como o consumidor faz as suas compras de supermercado, nos hábitos alimentares e até mesmo na adaptação a uma nova rotina dentro de casa. Com a necessidade do isolamento social para combater o coronavírus, milhares de famílias têm buscado comprar alimentos e produtos de higiene e limpeza via e-commerce e aplicativos de supermercados, aproveitando ainda os serviços de entrega em domicílio, evitando sair de casa e se expor. Tais fatores fizeram com que os números das vendas online subissem nestes primeiros meses de 2020 no comércio varejista de supermercados em todo o país, acelerando uma tendência que já vinha se configurando recentemente: a da digitalização no varejo.

Gabriel Gurgueira e Larissa Lima, fundadores da startup cearense Mercadapp, acreditam que o comércio digital tornou-se essencial no momento atual de combate à Covid-19 e, durante esse período, presenciaram as vendas de seus clientes dispararem. A empresa de solução de vendas online para os supermercados nasceu em Fortaleza, Ceará, e completa quatro anos de mercado nesta segunda-feira, 18 de maio, tendo crescido 1.728% somente nos primeiros meses de 2020. Os dados reforçam que os novos canais já estavam ganhando espaço, mas alcançaram um público bem maior especialmente após o fim de fevereiro, quando surgiram os primeiros casos de coronavírus no Brasil e o assunto passou a chamar a atenção.

No entanto, para o CEO da Mercadapp, Gabriel Gurgueira, a venda online por parte de supermercados não pode necessariamente ser considerada uma iniciativa nova, mas tem se mostrado uma importante aliada na contenção do vírus. “Em números da Mercadapp, nos últimos sessenta dias, mais de 190 mil pessoas realizaram seu primeiro contato com alguma tecnologia para compra online em supermercados, efetivando mais de 110 mil pedidos, e esses números permanecem em constante crescimento. Os supermercados têm se empenhado em realizar as devidas adaptações para permanecerem eficientes mesmo em casos onde a taxa de crescimento no online chega a superar 1.500% e o movimento em loja física ainda permanece constante. Apesar dos esforços, não é incomum ter que esperar mais de vinte e quatro horas para receber suas compras por meio do delivery”, diz Gurgueira, reforçando ainda que em cenário de incertezas é sempre positivo ter alternativas. “Dias melhores virão, mas, enquanto isso, sempre que possível permaneçamos em casa e façamos a nossa parte nos mantendo empenhados em reduzir os efeitos da pandemia”, destaca um dos fundadores e CEO da Mercadapp.

Desde o surgimento em 2016, a Mercadapp passou por dois programas de aceleração de startups, o Casa Azul Ventures e o Darwin Startups, fator essencial no desenvolvimento e no rápido crescimento da empresa, fazendo com que em quatro anos o sistema da Mercadapp possua grandes clientes em diversos Estados e regiões do país, entre eles o Supermercado Guará, Super Lagoa e o Supermercado Pinheiro, no Ceará; Mercado Hiper Queiroz, do Rio Grande do Norte; Rede Extrabom, de Pernambuco; Mercado Direto do Campo e Mercado Super Vitória, em Santa Catarina; Super Telêmaco, no Paraná; e o Supermercado Varanda, em São Paulo.

Ampliando horizontes em quatro anos de caminhada

A tecnologia e as soluções de venda online para supermercados oferecidas pela Mercadapp têm permitido a estabelecimentos de vários locais do país e de diversos portes realizar vendas por meio de plataformas digitais, ampliando formas de relacionamento com seu público e permitindo novas formas de ativação de marcas. Com apenas quatro anos de atuação, a empresa utiliza sua expertise adquirida como alavanca para o crescimento de suas lojas parceiras.

“Durante esses primeiros anos de empresa, aprendemos e evoluímos juntamente com o mercado, buscando sempre oferecer o que há de mais moderno e inovador aos diversos supermercados. Atualmente, já estamos em mais 180 lojas de 16 estados do Brasil, levando para milhares de clientes economia de tempo e mais qualidade de vida, por meio de aplicativos de e-commerce personalizados. Democratizamos o acesso à tecnologia de qualidade e ajudamos o setor supermercadista a alavancar suas transformações digitais. Genuinamente cearenses e comprometidos com o Brasil, durante esse drástico momento da nossa história já economizamos mais de 100 mil idas aos supermercados e estamos próximos dos 2 milhões de acessos”, diz Thiago Sena, gerente de Vendas e Marketing da Mercadapp.

Segundo Thiago Sena, muitos dos clientes da empresa – sejam pequenas ou médias redes de supermercados sejam mesmo supermercados de bairro – já alcançaram um percentual em torno de 3% de presença das vendas online em seu faturamento e caminhavam com uma projeção para chegar aos 7% até o final deste ano. “Verificamos um crescimento nestes percentuais e também no faturamento como um todo. Hoje temos supermercados que registraram um aumento de até 25% em seu faturamento por meio da nossa solução e conquistaram mais clientes, que nunca tinham sequer ido na loja física, e, com isso, conseguiram chegar a números de até R$ 1 milhão em vendas online por mês”, diz Sena, reforçando que a pandemia tem sido o maior acelerador do processo de digitalização das empresas.

Sobre Mercadapp

Com a missão de fornecer economia de tempo e estimular o bom uso dele gerando qualidade de vida para os usuários através da tecnologia no varejo, surgiu em 2016, a Mercadapp, empresa que desenvolve solução de e-commerce para supermercado gerando aumento de vendas e aproximando o cliente a sua loja. A Mercadapp vai muito além de auxiliar o impulsionamento nos canais de vendas online, ela permite a integração com as lojas físicas, por meio do trabalho de assessoria digital, processos de acompanhamentos e assessorias que auxiliam o supermercado no crescimento de suas vendas online, contendo cadastro de produtos, opções de pagamentos, além de englobar todo o aplicativo do supermercado de acordo com cada loja.