Mercado de mais de US$ 30 bilhões, gestão de frotas ganha impulso entre players brasileiros

10/9/2019 –

Fornecedores da área chamam atenção de organizações de impulso ao mercado, focando ganho de escala nacional e global

O mercado de gestão de frotas vem crescendo a uma média acima de 20% ao ano. No intervalo de 2013 a 2018, o setor aumentou o faturamento global de US$ 10,9 bilhões para cerca de US$ 30,4 bilhões,e a projeção para 2019 é de nova alta, segundo estudo da Marketand Markets.

No Brasil, o segmento chama atenção em função do grande número de veículos em circulação, levando-se em conta usuários particulares e frotas empresariais.

Empresas fornecedoras de soluções na área também impulsionam o setor. A brasileira Creare Sistemas, especializada em automação da coleta de dados de processos logísticos e industriais, telemetria e gestão de frotas, é um exemplo desta movimentação: a companhia foi selecionada, recentemente, para o programa Scale-Up da Endeavor, maior organização de apoio ao empreendedorismo de impacto no mundo.

O Scale-Up Endeavor é uma plataforma de aceleração de empresas consideradas no conceito de scale-ups – companhias que têm retorno médio anual de pelo menos 20% nos últimos 3 anos, com pelo menos 10 funcionários no início do período.

A iniciativa é voltada a estabelecer conexões que, segundo a Endeavor, “transformam empreendedores e negócios”, conectando cada selecionado à “maior comunidade de empreendedores de alto crescimento do país” e ajudando-os a “multiplicar seu impacto no ecossistema”.

O programa envolve uma série de mentorias, workshops e encontros com grandes lideranças de negócios, focando temas como identificação de potencial, busca de capital e meios de expansão, definição de propósito, manutenção do DNA de crescimento acelerado, entre outros.

Com a participação no Scale-Up, a meta da companhia é potencializar o crescimento e encontrar metodologias para ampliar a atuação nacional, além de ganhar impulso em escala global. Potencializar oportunidades de networking, evolução de mindset, compartilhamento de ideias e aproveitamento máximo dos recursos, tanto tecnológicos, quanto corporativos, estratégicos e humanos, também está nos planos.