Metodologias Ágeis podem melhorar o resultado de empresa?

São Paulo 28/2/2020 – Tudo gira em torno da tecnologia

Ficou para trás os longos projetos, tumultuadas e inacabáveis reuniões, funções não definidas e relatórios de resultados com grandes margens de erros. A tecnologia se faz presente também nesta gestão de projetos e nunca esteve tão integrada a rotina de uma empresa como atualmente.

“Tudo gira em torno da tecnologia” afirma o especialista em Gestão de T.I e Gestão Empresarial Caio Vinícius Gama da Costa e completa: “a empresa que necessita de agilidade nos procedimentos e adota a tecnologia como aliada, tem com certeza derrubado barreiras e alcançado melhor suas metas”.

Essa metodologia protege a organização em relação as ameaças externas, como tendências e concorrência. Isso quer dizer que quando identificado um dado negativo que poderia prejudicar os resultados do projeto, facilmente pode ocorrer uma reação rápida melhorando o desempenho da empresa e minimizando os pontos negativos para o mercado.

O especialista aponta também a vantagem do processo como algo positivo já que as mudanças contínuas são bem-vindas durante a execução do projeto. “Toda a equipe consegue visualizar as atividades e processo do projeto por meio de atualização diárias, normalmente com uma reunião de 5 minutos no início das atividades para alinhamento dos pontos”.

Apesar de já ter adquirido uma certa popularidade na área de gestão de projetos das empresas, ainda há quem esteja lendo sobre o assunto pela primeira vez. Costa sugere a busca pelo conhecimento da metodologia SCRUM que está relacionada ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos de software com agilidade e interatividade. SCRUM fornece uma estrutura para resolução de problemas com a mesma velocidade com que surgem nas organizações. “SCRUM Master é o facilitador de uma equipe de desenvolvimento ágil e permite que uma equipe se auto-organize e faça alterações rapidamente, de acordo com os princípios ágeis por meio do gerenciamento do processo de troca de informações” detalha.

Como a metodologia está mudando o resultado das empresas, vale saber que o Manifesto Ágil foi criado em 2001, baseado em 12 princípios (valor, flexibilidade, frequência, união, motivação, comunicação, funcionalidade, sustentabilidade, revisão, simplicidade, organização e autoavaliação.

Essa dimensão se tornou gigantesca devido ao impacto por conta dos seus criadores. Entre eles Robert Cecil Martin, Jeff Sutherland, Ken Schwaber Scrum e outros 17 líderes que criaram esse guia e orienta as ações, as escolhas de métodos e ferramentas dos times, maximizando os resultados.

Tão importante quanto testá-lo, vale a descrição de suas principais funções, conta Costa e detalha: “entrega ágil, transparência, qualidade final e riscos reduzidos são os resultados que as empresas conseguem em um curto período de tempo”.

Uma das empresas mais conhecidas que utilizam no Brasil é a Nubank, startup de São Paulo/SP que ganhou grande repercussão por conta das vantagens oferecidas no cartão de crédito.  Vale citar também as empresas mundialmente conhecidas como o Facebook, Paypal, Zara e Apple. Quem sabe se sua empresa estará em breve nessa lista?

Website: http://www.dino.com.br

Web Site: