Microagulhamento capilar pode ajudar na queda de cabelo

São Paulo, Brasil 10/6/2020 – Embora usada como tratamento antienvelhecimento da pele, o microagulhamento capilar também pode ser um método de tratamento para queda de cabelo.

O microagulhamento capilar é um tipo de tratamento dermatológico utilizado para vários efeitos do envelhecimento. Também é apelidado de agulhamento de pele por causa de seus efeitos no aumento da produção de colágeno na pele.

A técnica do Microagulhamento envolve o uso de um rolo de pele com pequenas agulhas que causa ferimentos leves na pele.

Embora usada como tratamento antienvelhecimento da pele, o microagulhamento também pode ser um método de tratamento para queda de cabelo. Há até evidências de que ele pode ajudar um tipo especial de perda de cabelo, conhecida como alopecia arreata.

Pensa-se que o mesmo processo de criação de feridas na pele regenere a saúde dos folículos capilares. Pensa-se que isso pode resultar em um novo crescimento do cabelo, ou talvez possa engrossar o cabelo ralo, como visto na alopecia androgênica ou na calvície masculina.

Microagulhamento capilar para perda de cabelo

O microagulhamento ganhou sua popularidade no tratamento de cicatrizes nos anos 90. Desde então, tem sido estudado como um potencial tratamento alternativo ou adjuvante para alopecia androgênica e alopecia areata.

Além da produção de colágeno na pele, que se acredita estar subjacente a uma das razões pelas quais pode ser benéfico para as cicatrizes da acne, o microagulhamento também ajuda a induzir células-tronco Fonte Confiável nos folículos capilares que podem levar ao crescimento do cabelo.

A microagulhamento também promove a absorção dos produtos usados ​​para tratar a perda de cabelo, como:

  • minoxidil (Rogaine)
  • esteroide tópico
  • plasma rico em plaquetas

Como funciona

Durante a microagulhamento, o dermatologista usa um rolo com agulhas.

O tamanho das agulhas pode variar de menos de 1 milímetro a alguns milímetros de comprimento. Eles estão todos contidos em um dispositivo portátil. Também chamado de rolo, o dispositivo é rolado ao longo da área de tratamento, criando pequenos ferimentos.

O microagulhamento provoca a liberação de fatores que promovem o crescimento do cabelo ou talvez estimulem diretamente o crescimento do cabelo como resultado do pequeno ferimento causado.

O dermatologista aplicará um anestésico tópico no couro cabeludo cerca de 45 minutos antes do tratamento. Isso ajuda a reduzir qualquer dor que possa sentir.

O tempo real do procedimento pode variar de acordo com o tamanho da área de tratamento, mas geralmente leva menos de 10 minutos. Após a conclusão da microagulhamento do couro cabeludo, o médico poderá aplicar um bálsamo tópico à área ou realizar uma injeção, dependendo do objetivo da sessão de microagulhamento.

O microagulhamento pode ser um tratamento promissor para a perda de cabelo, principalmente para alopecia androgênica, para adicionar a qualquer regime de tratamento atual para aqueles que podem pagar.

Fonte:

Acne scars: Diagnosis and treatment. (n.d.).
aad.org/public/diseases/acne-and-rosacea/acne-scars

Chandrashekar BS, et al. (2014). Alopecia areata-successful outcome with microneedling and triamcinolone acetonide. DOI:
10.4103/0974-2077.129989

Dhurat R, et al. (2013). A randomized evaluator blinded study of effect of microneedling in androgenetic alopecia: A pilot study. DOI:
10.4103/0974-7753.114700

Website: https://dermatologistaespecialista.com.br/

Web Site: