MinhaSenha.com: site que informa internautas se tiveram senhas vazadas na web aumenta base para mais de 9 bilhões de credenciais

20/11/2019 –

A Axur, empresa especializada no monitoramento e reação a crimes digitais, lança uma nova versão do site MinhaSenha, com uma base de credenciais vazadas três vezes maior que a primeira versão, além da ampliação da presença do serviço também para países de língua inglesa e espanhola.

A plataforma passou por um detalhado estudo de usabilidade, com o objetivo de trazer mais transparência e confiabilidade para os usuários, já que o propósito da empresa com o projeto é o de contribuir com a transformação da internet em um ambiente mais seguro. Além disso, ao longo dos últimos dois anos, o sistema cresceu e hoje já contabiliza mais de 9 bilhões de credenciais que foram expostas em vazamentos de dados no ambiente digital.

Segundo Fábio Ramos, CEO e fundador da Axur, “o expressivo aumento das ocorrências de vazamentos de dados e outros crimes cibernéticos mostra a urgência do monitoramento e proteção adequada de senhas e demais dados sensíveis, corroborando a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados”. Esse cenário reforça que, de forma geral, todas as pessoas devem estar mais atentas à exposição de informações pessoais na internet, em especial a conta de e-mail e senha de acesso a diversos serviços.

Diariamente, novos vazamentos de dados são identificados por robôs da Axur que vasculham a web superficial, a deep e a dark web em busca de informações sensíveis que possam apresentar algum risco para os usuários – pessoas físicas e empresas. Recentemente, a Axur teve acesso a um grande vazamento, que foi supostamente identificado como sendo da Estante Virtual, onde foram encontradas mais de 4 milhões de credenciais vazadas. O crime atingiu, especialmente, pessoas localizadas no Brasil que utilizaram o serviço nos últimos tempos.

Entendendo que, normalmente, os usuários da internet utilizam as contas de e-mail pessoal e corporativo para cadastros – lojas, newsletters, promoções, redes sociais -, o site também traz a possibilidade de verificação das credenciais profissionais. Por meio do domínio, o sistema informa também se outros e-mails da mesma empresa foram vazados, permitindo que a área de tecnologia possa tomar as providências adequadas.

Caso as senhas dos e-mails informados tenham sido comprometidas em algum momento, o usuário receberá um e-mail simples informando quais senhas foram expostas ao longo dos últimos 10 anos.

Por uma internet mais segura

Além de prestar um serviço gratuito e útil para a sociedade, o projeto MinhaSenha.com contribui para tornar a internet um lugar mais seguro. “Por meio da ferramenta mostramos o perigo dos riscos digitais não apenas para os usuários, mas também para as organizações que lidam diretamente com o público e têm a obrigação em proteger qualquer dado que manipule, além das próprias informações confidenciais”, explica o executivo e especialista em segurança da informação.

Por ser referência no ramo do monitoramento de riscos digitais para empresas, a Axur atende os principais players do varejo, de companhias aéreas e do setor financeiro do país. A empresa também oferece serviços para clientes de pequeno e médio porte.

A ferramenta MinhaSenha.com é gratuita e já está disponível em minhasenha.com

 

Sobre Axur

A Axur é a empresa líder em monitoramento e reação a riscos digitais na internet no Brasil, com foco em preservar a valiosa relação de confiança entre as empresas e seus públicos. Conta com tecnologia de ponta e uma infraestrutura global de monitoramento para riscos como: uso abusivo de marca, apropriação de identidade, phishing, aplicativos fraudulentos e vendas não autorizadas. Isso significa proteger o consumidor ao longo da sua jornada de compra, assim como em toda a experiência com os pontos de contato digitais das marcas. A Axur atende marcas nacionais e internacionais nos segmentos de aviação, mídia, serviços financeiros, varejo online, seguros e fintechs monitorando sua presença digital no Brasil. Para mais informações, visite axur.com e conheça o blog blog.axur.com.

Web Site: