Ministério da Saúde convoca profissionais da saúde para combate ao coronavírus em sua nova ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”

Joinville – SC 9/4/2020 –

A urgência no combate a doença necessita que os trabalhadores da área da saúde estejam capacitados, preparados e em constante atualização.

Profissionais capacitados e preparados são essenciais durante o período da pandemia do coronavírus que o mundo enfrenta. A urgência no combate a esta doença necessita que os trabalhadores da área da saúde estejam em constante atualização.

No dia 31 de março, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que determina o cadastro de profissionais da saúde para realizar capacitação, em emergência, para trabalhar no combate do novo coronavírus, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A portaria n. 639 define que profissionais de 14 categorias poderão ser convocados em caráter emergencial, são eles:

* Enfermagem

* Farmácia

* Medicina

* Medicina Veterinária

* Fisioterapia

* Odontologia

* Psicologia

* Fonoaudiologia

* Serviço Social

* Educação Física

* Biologia

* Biomedicina

* Terapia ocupacional

* Nutrição

* Técnicos em Radiologia.

A ação estratégica, definida pelo Ministério da Saúde como “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, será implementada através de um cadastro geral que será disponibilizado para todos os estados, para que os gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS tenham um melhor acompanhamento da disponibilidade de profissionais e suas qualificações para o enfrentamento do Covid-19.

Os conselhos profissionais das áreas da saúde dos estados têm por obrigação informar os seus profissionais registrados que realizem o cadastro do Ministério da Saúde, que poderá ser feito de forma online neste link.

Após preencher o cadastro, os profissionais deverão fazer cursos online de capacitação, disponibilizados pelo Ministério da Saúde com base nos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19, aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. Todos os profissionais receberão certificações pelos cursos concluídos.

Capacitação

A pós-doutora em Biologia Celular e Molecular e professora de pós-graduação da Faculdade UniBF, Claudinéia Conationi da Silva Franco, explica que essa medida do governo é devido à necessidade de mobilização da força de trabalho dos profissionais de saúde para a atuação nos serviços ambulatoriais e hospitalares do SUS, para responder à situação de emergência em saúde causada pelo coronavírus.

Claudinéia ressalta a importância da capacitação dos profissionais das diversas áreas da saúde, para que o conhecimento científico sobre a doença seja abordado de forma clara para a população e para que haja assistência em todos os aspectos, tanto físicos quanto psicológicos.

A professora afirma que a capacitação deve buscar instruir os profissionais para que eles possam, de uma forma objetiva, passar as medidas preventivas para as pessoas. “No entanto, é necessária também uma capacitação voltada não só para as medidas em relação a contenção da propagação do vírus, mas para um trabalho social para mitigação dos danos secundários causados por essa doença, pois a pandemia afetará os setores econômico, social e o ambiental, que são as três dimensões da sustentabilidade.”, analisa.

Atualização dos profissionais
A professora também ressalta a importância de que os profissionais se mantenham atualizados, reciclando seus conhecimentos através de cursos, como por exemplo os cursos de pós-graduação voltados para a Saúde da Família e também para assuntos de epidemiologia.

Cursos na área da saúde para todos os profissionais

A Faculdade UniBF oferece opções de cursos na área da saúde para auxiliar e capacitar os profissionais. A Pós-graduação em Saúde da Família é um dos cursos mais adequados para os profissionais que desejam atuar na saúde básica, que é um dos pilares essenciais para o combate e prevenção de doenças, principalmente no momento desta pandemia. A faculdade conta com diversos cursos na área da Saúde focados em cada profissional específico, como por exemplo, enfermagem, serviço social, medicina, psicologia, fisioterapia.

Epidemiologia

Além do curso de Saúde da Família, a área de Epidemiologia é de extrema importância para que os profissionais estudem as melhores formas de combater e prevenir as doenças, principalmente as de extremo contágio entre pessoas como o novo coronavírus. O curso é voltado para qualquer profissional de saúde que queira aprofundar-se nesta área.

Pós-graduação Intensiva EaD

Para que o aluno não precise sair de casa e tenha agilidade nos estudos, a pós-graduação da Faculdade UniBF é realizada na modalidade intensiva e EaD 100% online e pode ser concluída a partir de 4 meses. Não há necessidade de sair de casa, para sua comodidade, todos os documentos são enviados de forma digital e o seu certificado chega até sua casa através dos correios.

A Faculdade UniBF sabe da importância do conhecimento e tem o compromisso de mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor para seus alunos e entende também que a comunidade como um todo se beneficia de um sistema de saúde com profissionais mais bem preparados.

Website: http://www.unibf.com.br