Mostra de Cinema de Mangaratiba-2013 (Cine Mangaratiba)

Mangaratiba, RJ 28/2/2013 – A Mostra de Cinema de Mangaratiba, uma iniciativa que traz para o município um produto cultural da Cortez, Consultoria, Assessoria e Representações e da Câmara de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Mangaratiba.

Com tanto jeito e infraestrutura para a área de ‘bussines’, faltava mesmo à cidade um grande evento na área de cinema. Faltava, pois Mangaratiba irá hospedar já a partir de maio de 2013, a Mostra de Cinema de Mangaratiba, uma iniciativa que traz para o município um produto cultural da Cortez, Consultoria, Assessoria e Representações e da Câmara de Cultura, que em parceria com a Prefeitura Municipal de Mangaratiba irão realizar o maior evento de cinema da região Costa Verde.
Já em seu primeiro ano, a Mostra de Cinema de Mangaratiba irá incluir algumas importantes produções da safra recente do cinema brasileiro, a mesma que marcou o saudável reencontro de nosso cinema com o seu público, engrossando as estatísticas de plateia, levando-as aos níveis das produções nacionais e estrangeiras mais badaladas. Mas a mostra não se restringirá à produção nacional recente, já que exibirá também alguns clássicos de nossa cinematografia, alguns já há bastante tempo fora do circuito comercial. E irá envolver as escolas e a comunidade, trazendo o debate cultural para a cena aberta.
A Cine Mangaratiba abre as portas do cinema nacional e internacional para a população do Sul Fluminense e confirma Mangaratiba como o Polo e centro difusor de cultura de toda região.
Seu caráter democrático, formando novas plateias, levando até elas os mais novos títulos da filmografia nacional e internacional. Faltam salas de cinema nos municípios brasileiros. E as que existem são destinadas ao público de maior poder aquisitivo. Os espectadores de baixa renda precisam ser inseridos no mercado cultural. Neste projeto, Mangaratiba que possui seis distritos, não conta com nenhuma sala de cinema. A ideia bem-sucedida irá também contribuir para fomentar a produção cinematográfica, além de ser um projeto de inclusão social.
A Mostra de Cinema de Mangaratiba traz toda a magia do cinema, promovendo a difusão de longa, médias e curtas-metragens da filmografia brasileira e internacional com projeções em praças públicas, proporcionando a uma população ansiosa por cultura de alto nível, a possibilidade de assistir a grande arte cinematográfica.
A ideia é, também, promover a formação de novas plateias, levando até elas os mais novos títulos da filmografia nacional e internacional, pois faltam salas de cinema nos municípios brasileiros. E as que existem são destinadas ao público de maior poder aquisitivo. Os espectadores de baixa renda precisam ser inseridos no mercado cultural. A ideia bem-sucedida irá também contribuir para fomentar a produção cinematográfica, além de ser um projeto de inclusão social. O projeto Cine Mangaratiba traz toda a magia do cinema, promovendo a difusão de longa, médias e curtas-metragens da filmografia brasileira e internacional com projeções em praça pública, através da montagem de tendas.

A Mostra como resultado esperado, visa atingir um público estimado em quatro mil pessoas, essencialmente de baixa renda.

O projeto Cine Mangaratiba é um importante instrumento de difusão do acervo audiovisual brasileiro e internacional, bem como de formação de novas plateias. É mais uma ferramenta de mudança que oferece componentes indispensáveis á cidadania e, de forma significativa, irá contribuir para o desenvolvimento e engrandecimento da expressão cultural da região Costa Verde.

É destinado aos moradores e turistas de todas as faixas etárias, da cidade de Mangaratiba, compreendendo inclusive, os seis distritos que fazem parte do Município.

Serão realizadas 18 sessões em 02 polos: Muriqui e Mangaratiba, no período de 30 de maio a 08 de junho de 2013.

A Mostra é um retrato de diferentes ângulos do Brasil, onde cada filme escolhido tem um significado todo especial, já que compõe este imenso mosaico verde-amarelo. São produções que abordam a música, o futebol, a política, as cidades, os sertões. Que focam os versos poéticos de sorrisos e lágrimas nos rostos brasileiros.
Durante dez dias, Mangaratiba passará a ser a Capital do Cinema Brasileiro e Estrangeiro, prospectando em águas profundas a irrenunciável tarefa de fazer o desenvolvimento cultural caminhar em harmonia com o econômico.
As tendas contarão com rampas de acesso, facilitadoras para pessoas cadeirantes e/ou com mobilidade reduzida, além de cadeiras especiais, com localização preferencial.

A exibição será realizada com ingressos a preços populares (R$ 5,00), além dos acessos por gratuidade, visando atingir o maior público possível, em uma região caracteristicamente com população de baixa renda.

Maiores informações: Tel. (21) 2780-2055 – [email protected]www.camaradecultura.org

Website: http://camaradecultura.org/cine-mangaratiba/

Web Site: