Movimentação de cargas segue em alta em portos do Brasil

Local:

Data:

A movimentação de cargas no Porto de Santos bateu o recorde após atingir o total de 11.576.036 toneladas, ultrapassando uma média de 5%

A movimentação de cargas no Porto de Santos bateu o recorde após atingir o total de 11.576.036 toneladas, ultrapassando uma média de 5%, sendo o maior registro para a período.

No sexto mês do ano passado, o avanço foi 6,7% superior, o que impactou o aumento da movimentação tanto do embarque quanto do descarregamento. Já as ações relacionadas às descargas, que apresentam aumento de 7,0%, foram submetidas a um breve crescimento voltado aos embarques, no qual o avanço se deu na base anual de 6,5%.

De acordo com o crescimento registrado em junho de 2019, verificou-se que, pela primeira vez, neste ano, a estimativa para o começo do mês seis foi estimada em 11.295.000 toneladas. O aumento foi 2,5% superior que o esperado. 

Dados também apontam que o Terminal de Logística de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande no Mato Grosso, registrou avanço de 28,3% relacionado ao movimento de cargas no mês de junho de 2019, isso na comparação com o mesmo mês do ano passado. Houve uma movimentação de 33,6 toneladas em produtos, no entanto, de janeiro ao sexto mês de 2018, foram registradas 26,2 toneladas.

Os dados presentes são da Superintendência de Comunicação Corporativa da Autoridade Portuária de Santos.

Embarque de milho é a principal causa pela expansão dos embarques

A expansão no embarque de milho registrou 1.242.249 toneladas, o que superou uma média de 18 vezes, de acordo com o observado no mês seis do ano passado. O grande avanço se deu por conta do forte aumento dos embarques da carga a granel. 

Além disso, o embarque de farelo de soja a granel, com registro de 586.599 toneladas, e a descarga de adubo, apresentando 466.654 T, juntos registram um avanço significativo de 88,3% e 35,3%.

As cargas conteinerizadas foram outra categoria que ocupou lugar de destaque, pois isso ocorreu devido ao aumento em sua movimentação, que apresentou alta de 13,6% em relação à tonelagem, e 12,5% sobre o montante de TEU (Twenty Equivalent Units, ou seja, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). 

A alta teria sido maior se não tivesse ocorrido as quedas nos embarques das cargas de soja e açúcar, que, por sua vez, registraram 2.540.156 toneladas. Vale ressaltar que a soja teve um recuo de 15,8%, se comparado com o anual. Já no acumulado, a movimentação reduziu a 1,4%, para 63.583.391 toneladas, o que garantiu o segundo maior movimento de cargas durante o período no Porto de Santos. No entanto, os embarques registraram uma baixa de 2,1%. Já as descargas apresentaram um avanço de 0,5%. 

Diante de operações como essas nos portos, que, para desenvolver suas atividades com eficiência e qualidade, dependem de equipamentos que possam garantir a segurança tanto do produto quanto do condutor responsável pela carga, existe a Polifitema, que é uma empresa especializada em diversos tipos de equipamentos de segurança, como o gancho para amarração de cargas, tendo como principal objetivo ofertar aos seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar todas as expectativas.

Website: http://www.polifitema.com.br/

Web Site: