MSCI insta indústria a integrar as considerações ESG nos processos de investimento

NOVA YORK 21/1/2020 –

A MSCI (NYSE: MSCI), uma importante fornecedora de ferramentas e serviços de suporte a decisões essenciaisàcomunidade global de investimentos, está pedindo aos investidores globais que integrem o mais prontamente possível as considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) em seus processos de investimento, a fim de mitigar os riscos e identificar as oportunidades de um mundo em rápida mudança e contribuir para uma transição eficaz e equilibrada rumo a uma economia sustentável.

A MSCI publicou “Os Princípios de Investimento Sustentável da MSCI”, uma estrutura concebida para ilustrar etapas específicas e acionáveis que os investidores podem e devem tomar para melhorar as práticas de integração das considerações ESG em toda a cadeia de valor no investimento. A estrutura inclui três pilares principais para a integração ESG completa:

1. Estratégia de investimento: Os proprietários de ativos devem integrar as considerações ESG em seus processos para estabelecer, monitorar e revisar sua estratégia geral de investimento e alocação de ativos.
  2. Gerenciamento de portfólio: Os gerentes de portfólio devem integrar as considerações ESG durante todo o processo de gerenciamento de portfólio, incluindo seleção de títulos, criação de portfólio, gestão de riscos, atribuição de desempenho e relatórios para clientes.
  3. Pesquisa de investimento: Os analistas de pesquisa que avaliam empresas e emitem recomendações de investimento para gerentes de portfólio devem integrar as considerações ESG (incluindo a classificação de empresas ESG) em sua análise fundamental da empresa.

Esta publicação, que pode ser encontrada no site da MSCI, é um dos muitos recursos desenvolvidos para ajudar os investidores a identificar novas oportunidades de investimento, gerenciar riscos emergentes e alcançar desempenho sustentável e de longo prazo.

“O mundo está evoluindo rapidamente devido a dramáticas alterações ambientais, sociais e de governança, incluindo os efeitos e implicações da mudança climática e a migração para uma economia de baixa emissão de carbono, que terá um impacto significativo na precificação dos ativos financeiros e no risco e retorno dos investimentos, e levará a uma realocação em grande escala de capital nas próximas décadas”, disse Henry Fernandez, presidente e CEO da MSCI.

“A necessidade de um conjunto de diretrizes que ajudem todas as instituições de investimento no mundo inteiro a gerenciar oportunidades emergentes e riscos inerentes associados às considerações ESG em busca de um desempenho de investimento sustentável a longo prazo nunca foi tão grande. A MSCI está totalmente comprometida em ajudar os investidores a tomar melhores decisões por um mundo melhor e esses ‘Princípios de Investimento Sustentável’ contribuem para o alcance dessa missão”, acrescentou Fernandez.

“O investimento sustentável é uma parte extremamente importante do processo de investimento a longo prazo e nossa estrutura foi concebida para ajudar os investidores a entender as abordagens com o objetivo de integrar efetivamente os critérios ESG como um componente principal da criação de um portfólio resiliente”, disse Remy Briand, chefe de ESG da MSCI. “Por meio de nossas pesquisas, ferramentas e esforços para promover a transparência, buscamos apoiar os investidores na busca crítica de integrar as considerações ESG em seus portfólios.”

A MSCI tem estado na vanguarda do fornecimento de dados, pesquisas e outras ferramentas para ajudar a viabilizar a integração ESG em todo o processo de investimento e está comprometida com o avanço de soluções para facilitar e acelerar o investimento sustentável. Nossas investigações, classificações, índices, modelos e análises de portfólio capacitam os maiores e mais sofisticados investidores do mundo em seu esforço para integrar as considerações ESG em seus processos de investimento.

A MSCI também promove a transparência ESG em toda a cadeia de valor do investimento, disponibilizando publicamente suas classificações ESG das principais empresas privadas no mundo todo, bem como suas metodologias para determinar as classificações das empresas ESG e criar índices ESG. Até 30 de abril de 2020, a MSCI também tornará públicas as características ESG de todos os Índices de Ações da MSCI e dos fundos mútuos privados mais comuns.

Sobre a MSCI Inc.

A MSCI é uma importante fornecedora de ferramentas e serviços de suporte a decisões essenciaisàcomunidade global de investimentos. Com mais de 45 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia, capacitamos as melhores decisões de investimento ao possibilitar que os clientes entendam e analisem os principais fatores de risco e retorno e criem, com confiança, portfólios mais eficientes. Criamos soluções avançadas de pesquisa com liderança no setor que os clientes usam para obter informações e melhorar a transparência em todo o processo de investimentos. Para saber mais, acesse www.msci.com.

Este documento e todas as informações contidas nele, incluindo, sem limitação, todos os textos, dados, gráficos, diagramas (coletivamente, as “Informações”) são propriedade da MSCI Inc. ou suas subsidiárias (coletivamente, “MSCI”) ou licenciadores da MSCI, direta ou indiretamente fornecedores ou qualquer terceiro envolvido na elaboração ou compilação de quaisquer Informações (coletivamente, com a MSCI, os “Fornecedores de Informações”), sendo fornecidas apenas para finalidades de informação. As Informações não podem ser modificadas, refeitas, reproduzidas ou disseminadas novamente no todo ou em parte sem permissão prévia por escrito da MSCI.

As Informações não podem ser utilizadas para criar trabalhos de derivativos ou verificar ou corrigir outros dados ou informações. Por exemplo (mas sem limitação), as Informações não podem ser utilizadas para criar índices, bancos de dados, modelos de risco, análises, software ou, em associação com o emissor, oferecer, patrocinar, gerenciar ou fazer marketing de quaisquer seguros, portfólios, produtos financeiros ou outros veículos de investimento utilizando ou baseados em, vinculados a, rastreando ou, caso contrário, derivados da Informação ou quaisquer outros dados, informações, produtos ou serviços da MSCI.

O usuário das Informações assume todo o risco relacionado com o uso que possa fazer, ou permitir que seja feito, das Informações. NENHUM DOS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES OFERECE NENHUMA GARANTIA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA, NEM REPRESENTAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES (OU RESULTADOS A SEREM OBTIDOS COM O USO DESTAS) E, DE ACORDO COM O MÁXIMO PERMITIDO PELA LEI, TODOS OS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES RENUNCIAM EXPRESSAMENTE A TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS (INCLUINDO, DENTRE OUTROS, QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE ORIGINALIDADE, PRECISÃO, OPORTUNIDADE, NÃO VIOLAÇÃO, PLENITUDE, COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA DETERMINADO PROPÓSITO) COM RELAÇÃO A QUALQUER INFORMAÇÃO.

Sem limitar qualquer coisa já dita aqui e até o limite máximo permitido pela lei, em nenhum caso os Fornecedores de Informações terão responsabilidade com relação a qualquer informação de qualquer dano direto, indireto, especial, punitivo, consequencial (incluindo lucros cessantes), bem como outros danos, mesmo que notificados da possibilidade de tais danos. O que foi mencionado anteriormente não deve excluir ou limitar qualquer responsabilidade que não possa ser excluída ou limitada pela lei aplicável, incluindo, dentre outros (conforme aplicável), qualquer responsabilidade por lesão pessoal ou morte, considerando que tal lesão tenha resultado da negligência ou omissão intencional de si mesmo, funcionários, agentes ou subcontratados.

As Informações contidas em qualquer informação histórica, dados ou análises não devem ser consideradas como indicação ou garantia de qualquer desempenho futuro, análise, antecipação ou previsão. O desempenho anterior não garante resultados futuros.

As Informações não devem ser consideradas nem substituem a habilidade, julgamento e experiência do usuário, de seus gerentes, funcionários, consultores e/ou clientes ao realizar investimentos e tomar outras decisões de negócios. Todas as Informações são impessoais e não estão adaptadas às necessidades de qualquer pessoa, entidade ou grupo de pessoas.

Nenhuma das Informações constitui uma oferta de venda (ou uma solicitação de oferta de compra) de qualquer título, produto financeiro ou outro veículo de investimentos ou qualquer estratégia de negociação.

Não é possível investir diretamente em um índice. A exposição a uma classe de ativos ou estratégia de negociação ou outra categoria representada por um índice está disponível apenas através de instrumentos de inversão de terceiros (se houver) com base neste índice. A MSCI não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece, revê ou expressa qualquer opinião sobre qualquer fundo, ETF, derivado ou outro título, investimento, produto financeiro ou estratégia de negociação que seja baseado, vinculado ou que busque fornecer um retorno de investimentos relacionado com o desempenho de qualquer índice MSCI (coletivamente, “Investimentos Vinculados a Índices”). A MSCI não garante que nenhum Investimento Vinculado a Índices rastreie com precisão o desempenho do índice ou forneça retornos positivos ao investimento. A MSCI Inc. não é consultora ou fiduciária de investimentos nem faz representação quantoàconveniência de fazer quaisquer Investimentos Vinculados a Índices.

Os retornos de índice não representam os resultados da negociação real de ativos/títulos de investimento. A MSCI mantém e calcula índices, mas não gerencia ativos reais. Os retornos de índice não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas de vendas que um investidor possa pagar para comprar os títulos subjacentes ao índice ou aos Investimentos Vinculados a Índices. A imposição dessas taxas e encargos faria com que o desempenho de um Investimento Vinculado a Índices fosse diferente do desempenho do índice da MSCI.

As Informações podem conter dados contrastados. O desempenho contrastado não é um desempenho real, mas hipotético. Frequentemente, há diferenças materiais entre os resultados de desempenho contrastados e os resultados reais subsequentemente alcançados por qualquer estratégia de investimento.

Os constituintes dos índices de ações da MSCI são empresas listadas na bolsa, incluídas ou excluídas dos índices segundo a aplicação das metodologias de índices relevantes. Como consequência, os constituintes dos índices de ações da MSCI podem incluir a MSCI Inc., os clientes ou fornecedores da MSCI. A inclusão de um título em um índice da MSCI não é uma recomendação da MSCI para comprar, vender ou manter este título, nem é considerado uma recomendação de investimento.

Os dados e informações produzidos por várias afiliadas da MSCI Inc., incluindo a MSCI ESG Research LLC e a Barra LLC, podem ser utilizados no cálculo de certos índices da MSCI. Mais informações podem ser encontradas nas metodologias de índices relevantes em www.msci.com.

A MSCI recebe compensação por licenciar seus índices a terceiros. A receita da MSCI Inc. inclui taxas com base em ativos em Investimentos Vinculados a Índices. As Informações podem ser encontradas nos arquivos da empresa MSCI Inc. na seção de Relações com Investidores, em www.msci.com.

A MSCI ESG Research LLC é uma consultoria de investimentos registrada nos termos da Lei de Consultores de Investimentos de 1940 e uma subsidiária da MSCI Inc. Exceto referente a quaisquer produtos ou serviços aplicáveis da MSCI ESG Research, nem a MSCI nem qualquer um de seus produtos ou serviços recomenda, apoia, aprova ou expressa qualquer opinião sobre quaisquer emissores, valores mobiliários, produtos ou instrumentos financeiros ou estratégias de negociação, sendo que os produtos ou serviços da MSCI não se destinam a constituir consultoria de investimentos ou recomendação para tomar (ou abster-se de tomar) qualquer tipo de decisão de investimentos, nem podem ser invocado como tal. Os emissores mencionados ou incluídos em qualquer material da MSCI ESG Research podem incluir a MSCI Inc., os clientes ou fornecedores da MSCI, também podendo comprar pesquisas ou outros produtos ou serviços da MSCI ESG Research. Os materiais de pesquisa da MSCI ESG, incluindo materiais utilizados em quaisquer índices da MSCI ESG ou em outros produtos, não foram submetidos nem receberam aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA ou de qualquer outro órgão regulador.

Qualquer uso ou acesso a produtos, serviços ou informações da MSCI requer uma licença da MSCI. MSCI, Barra, RiskMetrics, IPD e outras marcas e nomes de produtos MSCI são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da MSCI ou de suas subsidiárias nos EUA e em outras jurisdições. A “Global Industry Classification Standard (GICS)” foi desenvolvida, sendo propriedade exclusiva da MSCI e da Standard & Poor’s. A “Global Industry Classification Standard (GICS)” é uma marca de serviço da MSCI e da Standard & Poor’s.

Aviso MIFID2/MIFIR: A MSCI ESG Research LLC não distribui nem atua como intermediária para instrumentos financeiros ou depósitos estruturados, nem opera por conta própria, fornece serviços de execução para terceiros ou gerencia contas de clientes. Nenhum produto ou serviço da MSCI ESG Research apoia, promove ou se destina a apoiar ou promover qualquer atividade desse tipo. A MSCI ESG Research é uma provedora independente de dados, relatórios e classificações de ESG, com base em metodologias publicadas e disponíveis para clientes mediante assinatura. Não fornecemos classificações ou recomendações personalizadas ou pontuais de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros mediante solicitação.

Aviso de privacidade: Para obter informações sobre como a MSCI ESG Research LLC coleta e usa dados pessoais de executivos e diretores, consulte nosso Aviso de privacidade em https://www.msci.com/privacy-pledge.

Contato:

Informações aos Investidores

Salli Schwartz +1 646 662 9343

Informações à Imprensa

Sam Wang +1 212 804 5244

Melanie Blanco +1 212 981 1049

Laura Hudson +44 20 7336 9653

Rachel Lai +852 2844 9315

Atendimento Global ao Cliente da MSCI

Atendimento ao Cliente na EMEA + 44 20 7618.2222

Atendimento ao Cliente nas Américas +1 888 588 4567 (ligação gratuita)

Atendimento ao Cliente na Ásia-Pacífico + 852 2844 9333