Mulheres em ação: Revista RI debate o papel da mulher no mercado de capitais

São Paulo 11/8/2020 –

Os desafios das mulheres no mercado financeiro, ainda dominado por homens, são inúmeros e incluem, além do próprio estigma de ser mulher, a conciliação com o fato de ser mãe, esposa e muitas ainda vítimas de violência física e psicológica. Segundo a análise da evolução dos investidores pessoas físicas, publicada pela B3, em abril deste ano, do total de 1,9 milhão de investidores na bolsa, somente 25% são do sexo feminino. O percentual está bem longe da proporção entre homens e mulheres na população brasileira. Dados do IBGE mostram que o a população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres.

“No início as pessoas olham para você com desconfiança. Quem é essa? Será que ela vai falar alguma coisa inteligente, será que ela vai contribuir? É muito duro isso porque é muito injusto. Os homens não são cobrados dessa maneira. Se entra um homem novo no conselho, as pessoas não olham para ele com a mesma dúvida ou mesmo rigor de avaliação que olham para uma mulher, ainda mais em setores tradicionalmente masculinos e posições masculinas”, diz Elvira Cavalcanti Presta, CFO da Eletrobras.

Ela é uma das dez mulheres de destaque que contam sua história na edição de agosto da Revista RI e discutem os motivos da presença feminina ainda estar aquém do que podem contribuir para a evolução do setor. A publicação ainda traz uma entrevista exclusiva com a executiva Luiza Helena Trajano realizada a partir das perguntas feitas pelas próprias executivas convidadas para dividir suas experiências neste disputado, e ainda predominantemente masculino, mercado.

A edição deste mês da Revista RI está disponível para download gratuito no link:
www.revistaRI.com.br/agosto2020.pdf

Web Site: