Multicloud: 5 motivos para diversificar o armazenamento na nuvem

São Paulo, SP 14/9/2020 – Esse é um passo enorme e de relativamente baixo custo para as empresas – que podem contar com uma nuvem para cada especificidade de serviço.

Muitos setores da economia vêm explorando as vantagens de investir em múltiplas nuvens. De acordo com Adriano Filadoro, CEO da Online Data Center, “multicloud” representa maior flexibilidade, inovação e até mesmo conformidade regulatória, inaugurando uma nova era de inovação nos negócios. O especialista aponta cinco boas razões para empresas não ficarem “presas” a apenas um fornecedor.

Mais do que uma tendência que já vinha se consolidando e foi bastante potencializada durante a quarentena imposta às empresas pela pandemia, multicloud é uma abordagem estratégica usada para otimizar a rede em nuvem e atender aos principais objetivos corporativos de modo eficiente. Extraindo o melhor dos provedores, cada nuvem pode servir como um backup no caso de uma das outras nuvens ficar inativa. A multicloud pode ser composta de nuvens públicas, privadas e híbridas.

Na opinião de Adriano Filadoro, diretor-presidente da Online Data Cloud, não se trata apenas de infraestrutura, mas de estratégia. “Esse é um passo enorme e de relativamente baixo custo para as empresas – que podem contar com uma nuvem para cada especificidade de serviço, com resolução mais rápida de problemas e maior segurança. O grande desafio é fazer a gestão das nuvens, de modo a extrair o melhor do que cada uma tem a oferecer. Nesse sentido, terceirizar essa gestão é a decisão mais acertada para empresas que não têm em Tecnologia da Informação (TI) o seu core business”.

Saúde, indústria, construção, telecomunicações, comércio, prestação de serviços… são muitos os setores da economia que vêm explorando as vantagens de investir em múltiplas nuvens. Filadoro diz que a multicloud representa maior flexibilidade, inovação e até mesmo conformidade regulatória. “Trata-se de uma nova era de inovação nos negócios. A multicloud desbloqueia agilidade, eficiência e economia de custos sem precedentes. Apesar dos desafios, o fato de poder utilizar nuvens com tecnologias e características diferentes garante ótimas perspectivas para os próximos anos”.

De acordo com o executivo, há cinco motivos muito fortes para diversificar e investir em multicloud:

1. Vantagens financeiras. “No Brasil, números devastadores da Covid-19, incertezas da economia e um ambiente de negócios tenso em ano eleitoral colocaram a moeda americana num patamar muito elevado. Com a alta do dólar, os custos de tecnologia para empresas que operam no Brasil se tornaram muito caros, incluindo serviços em nuvem da Amazon (AWS) e Microsoft (Azure). Para evitar que as empresas descontinuem seus principais projetos para este e o próximo ano, a busca por especialistas nacionais em gestão de multicloud aumentou. A infraestrutura entregue é a mesma, com a vantagem de atendimento personalizado, suporte técnico ágil e pagamentos em reais. Com valor fechado por projeto, uma empresa pode economizar até 80% nos investimentos em nuvem.”

2. Agilidade. “Empresas especializadas em gestão de multicloud têm muito mais capacidade de processamento e armazenamento. Na Online, por exemplo, novos sistemas de inteligência artificial fizeram com que o SLA atingisse níveis de satisfação de 99,9%. Trata-se de um termo de acordo de nível de serviço que avalia o desempenho da empresa de TI, já que nesse termo constam o tipo de serviço, metas, suporte, prazos etc. Tudo é mensurável e claro. Geralmente, existem várias tecnologias específicas para cada demanda interna, incluindo hardware, software e recursos que precisam ser integrados para alcançar resultados comerciais positivos. Sendo assim, há uma abordagem específica para cada organização migrar para a nuvem.”

3. Competitividade. “Inteligência artificial (IA) e machine learning (aprendizado de máquina) são fundamentais para impulsionar níveis cada vez mais altos de automação e eliminar obstáculos significativos à adoção de várias nuvens. Com o aprimoramento dessas tecnologias, novos dados vão sendo gerados e transformados em informações essenciais para alavancar os negócios. Apesar da sua complexidade, cada vez mais o custo-benefício da multicloud se prova favorável, garantindo maior fluidez nas operações, maior segurança e muito mais competitividade. Afinal, ainda que haja um problema de qualquer natureza em uma das nuvens, por determinado período, as informações da empresa podem estar a salvo em outros sites.”

4. Controle. “Ao investir em multicloud, cada empresa tem um ganho relevante em termos de controle de suas informações e de seu destino. Mal comparando, é como se um investidor, por precaução, distribuísse seus investimentos entre vários produtos rentáveis, reduzindo bastante o risco de grandes perdas. Quando se fala em nuvem, diversificar significa não ficar preso a um único fornecedor, pagando às vezes por espaços e serviços que quase nunca se utiliza. Ambientes multicloud permitem analisar caso a caso e decidir qual provedor atende melhor a determinada demanda, podendo encontrar caminhos entre a nuvem pública, privada ou híbrida.”

5. Segurança. “Investir em ambientes multicloud eleva o nível de segurança. Ao contrário do que muito gestor pode pensar, se apoiar em múltiplas plataformas de nuvem não torna o negócio mais vulnerável. Pesquisas mostram que a maior parte das violações ocorridas nos últimos anos ocorre em bancos de dados internos, não baseados na nuvem. Isto porque o papel do gestor de nuvens é justamente identificar necessidades e vulnerabilidades de seus clientes, investindo em provedores especializados em funções específicas. Nesse sentido, é fundamental saber lidar com a integração entre os vários componentes de tecnologia dos fornecedores – o que uma empresa especializada sabe fazer com maestria. O que importa é ter um negócio ágil, estável e seguro – independentemente do tamanho da empresa ou do setor de atuação.”

Fonte: Adriano Filadoro, consultor e diretor-presidente da Online Data Cloud – empresa com 25 anos de atuação na indústria de TI. www.onlinedatacloud.com.br

Website: http://www.onlinedatacloud.com.br

Web Site: