Multinacional francesa reafirma compromissos para limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C com fornecedores e clientes

São Paulo 10/12/2019 –

Schneider Electric acelera o progresso para atingir o objetivo de ser neutra em carbono em seu ecossistema expandido até 2025, 5 anos antes

Na COP25, a Schneider Electric reafirmou sua ambição de ser um modelo na luta contra as mudanças climáticas, fornecendo serviços e soluções que permitem que seus clientes reduzam mais emissões de CO2 do que as induzidas por sua atividade e comprometendo seriamente a se descarbonizar.

Isso se reflete nos compromissos assumidos durante a Semana do Clima como parte da iniciativa “Business Ambition for 1.5 º C – Nosso Único Futuro”. O Grupo compartilhou seus planos para: (1) envolver-se com fornecedores em uma cadeia de suprimento carbono-zero até 2050; (2) alcançar emissões operacionais carbono-zero e reduzir as emissões do escopo 3 em 35% até 2030 (vs 2017), como parte de sua meta validada do Science-Based Target (SBT) de 1,5° C; (3) tornar-se neutro em carbono em suas operações, compensando as emissões restantes até 2025; (4) alcançar até 2025 – 5 anos antes – seu objetivo da COP21 de neutralidade de carbono em seu ecossistema expandido, proporcionando mais economia de CO2 para seus clientes do que sua pegada de carbono.

“A mudança climática é uma das maiores ameaças à saúde do planeta e ao seu povo. Devemos trabalhar juntos para paralisar isso e impedir o aumento da temperatura”, afirma Josu Ugarte, presidente da Schneider Electric Iberia. “As empresas desempenham um papel fundamental na redução de nossa pegada de carbono. Por esse motivo, a empresa ingressou recentemente no grupo de pioneiros que lideram a ‘Business Ambition for 1.5 º C’, com o objetivo de tornar essa situação visível e tentar agregar mais líderes na causa. Na Espanha, estamos buscando a implementação de novos modelos de compra e venda de energia com PPAs (contratos de compra de energia), que permitem preços muito mais competitivos, por um período específico. Graças à assinatura desses contratos é possível investir em novos ativos renováveis em todo o país. ”

A Schneider Electric tem sido uma das principais contribuintes para a luta contra as mudanças climáticas nos últimos 15 anos, implementando suas próprias ofertas de gerenciamento de energia e automação industrial em todas as suas operações, apoiando seus clientes na realização de seus objetivos de baixo carbono e eficiência, e proporcionando acesso à eletricidade para mais de 24 milhões de pessoas.

Em 2019, os programas do pilar Clima da Schneider Sustainability Impact confirmaram essa ambição: mais de 70 milhões de toneladas de CO2 foram economizadas por seus clientes finais, a eficiência de CO2 no transporte foi melhorada em 8,8%, o Grupo confirmou um consumo de eletricidade renovável de 45% em todo o mundo, e o consumo de mais de 77.000 toneladas de recursos primários foi evitado com ofertas circulares.

A Schneider Electric acelera a inovação com novas ofertas circulares e modelos de negócios, que permitem que os produtos sejam mantidos, reparados, adaptados para uma vida útil mais longa e reprocessados no final dessa vida útil. Desde 2015, nosso programa ecoDesign WayTM está incorporado à nossa estratégia de P&D para projetar novas ofertas que são circulares por design e para oferecer benefícios ambientais adicionais aos clientes.

As metas circulares da Schneider Electric para 2020 incluem:

  • 75% das vendas globais sob seu novo programa Green Premium ™
  • 200 locais rotulados como zero resíduo para aterro
  • 100% papelão e paletes para transporte de embalagens de fontes recicladas ou certificadas
  • 120.000 toneladas de consumo evitado de recursos primários por meio de programas ECOFIT ™, reciclagem e retomada

Schneider Electric ajuda acelerar a transição climática de seus clientes

Por meio do setor de Energy and Sustainability Services (ESS), a Schneider Electric está assessorando clientes em mais de 100 países em sua estratégia de carbono e aquisição de energia limpa, proporcionando eficiência nas instalações dos clientes e sustentando resultados ao longo do tempo via parcerias de longo prazo. Em 2019, as receitas da ESS aumentaram 20,2%, demonstrando a aceleração da descarbonização.

O modo pelo qual essas parcerias podem impactar o carbono é demonstrado por clientes como a Agrial. O grupo agrícola francês com operações na Europa embarcou em 2015 em um programa de eficiência em conjunto com a ESS, visando uma redução de energia de 10% em todos os sites da Agrial. Após a demonstração de sucesso com a unidade piloto, que até excedeu a economia garantida, 46 sites aderiram ao projeto até o momento, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

Philippe Diez, vice-presidente de ESS na EMEA, comenta: “É encorajador ver que a maioria dos nossos clientes já possui muitas ações excelentes. Com nossos serviços, tentamos conectar todos os departamentos internos que trabalham em compras de energia limpa, programas de eficiência energética ou ações de sustentabilidade e fazê-los avançar na mesma direção, idealmente em direção a uma meta de carbono baseada na ciência que segue o caminho de 1,5 graus”.

Agindo hoje por um mundo mais inclusivo 

A Schneider Electric desenvolveu há mais de 10 anos o programa de Acesso à Energia, que fornecerá eletricidade para 80 milhões de pessoas até 2030, graças às suas ofertas e modelos de negócios. Na semana passada, duas soluções, Villaya Community Emergency e Homaya PAYG, receberam o selo Solar Impulse. Ele é dado por uma equipe de especialistas científicos e financeiros independentes liderados por Bertrand Piccard. O rótulo Solar Impulse destaca soluções comprovadamente econômicas e ambientalmente atraentes. Essas soluções agora fazem parte das 1.000 soluções que podem mudar o mundo para melhor.  

“O acesso à energia é um direito humano básico, mas também é crucial estarmos atentos aos efeitos do consumo de energia no meio ambiente”, disse Gilles Vermot Desroches. “Precisamos encontrar maneiras de trazer acesso às populações carentes em energia elétrica e permitir que elas se desenvolvam de maneira sustentável”.

Juntos, um futuro carbono-zero é possível

A ciência climática global é clara: as esferas pública e privada devem trabalhar juntas para reduzir as emissões globais de carbono e impedir o aumento da temperatura. De acordo com as recomendações do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), a Schneider Electric lançou dois anos antes uma abordagem prospectiva sobre mudança climática e transição energética, estabelecendo uma organização dedicada no comando. Os cenários desenvolvidos pela Schneider Electric demonstram que é possível um futuro sem carbono, alinhado aos cenários de 1,5 ° C do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), e o Grupo está em uma posição única para embarcar seu ecossistema em uma transição inclusiva e de baixo carbono.

Website: http://www.se.com/br

Web Site: