Museu da Pessoa e AES Tietê lançam livro em Ibitinga e Iacanga (SP) com registro de histórias de vida dos moradores locais

3/12/2019 –

O Museu da Pessoa e a AES Tietê promovem nos dias 4 e 9 de dezembro em Iacanga e Ibitinga, respectivamente, o lançamento dos livros “Iacanga – Passado e Presente, Memórias e Aprendizagens” e “Ibitinga – Memórias Entre Prosas, Linhas e Nós”, desenvolvidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio da AES Tietê. Em Iacanga, o evento será realizado no dia 4 de dezembro, às 19h30, na Praça da Matriz, Av. Joaquim Pedro de Oliveira. Em Ibitinga, o evento será realizado no dia 9 de dezembro, às 17h15 horas na escola CIEI na Av. João Farah, 833, Centro.

Os livros são o resultado do projeto Todo Lugar tem uma História para Contar desenvolvido nos dois municípios, entre os meses de maio e novembro, com educadores e alunos de sete escolas públicas municipais locais. O objetivo é registrar as histórias de vida, memórias, experiências e saberes dos moradores da cidade.

As publicações reúnem histórias de vida de moradores de Iacanga e Ibitinga, com textos e desenhos elaborados coletivamente por alunos participantes do projeto.

Para a diretora executiva do Museu da Pessoa, Sonia London, essa é uma forma de perpetuar a metodologia da instituição e incentivar projetos independentes que valorizam a memória da comunidade. “O registro e a divulgação dessas histórias têm o poder de enriquecer o conhecimento que se tem sobre a cultura, os saberes, o modo de viver e de conviver na cidade, contribuindo para a aproximação da escola com a comunidade em que está inserida”, afirma.

A iniciativa, que foi trabalhada pelos professores da rede pública municipal em sala de aula de maio a novembro, será compartilhada com toda a comunidade nos eventos de lançamento das publicações. “O conteúdo dos livros nasceu da interação entre as gerações dos antigos moradores com a geração dos estudantes, fortalecendo a cultura local, e valorizando suas memórias e tradições. A AES Tietê está muito satisfeita com a parceria junto ao Museu da Pessoa e às Secretarias Municipais de Educação de Iacanga e de Ibitinga”, comenta Renata Monteiro Costa, Analista de Investimento Social da companhia.

Serviço
Lançamento do livro “Iacanga – Passado e Presente, Memórias e Aprendizagens”
Data: 04 de dezembro, quarta-feira, às 19:30 horas
Local: Praça da Matriz, Av. Joaquim Pedro de Oliveira, Iacanga (SP)

Lançamento do livro “Ibitinga – Memórias Entre Prosas, Linhas e Nós”
Data: 09 de dezembro, segunda-feira, às 17:15 horas
Local: Escola CIEI, Av. João Farah, 833, Centro, Ibitinga (SP)

Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Com um acervo de mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, pois protege as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida. Visite: www.museudapessoa.net

Sobre a AES Tietê
A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e, dois Complexos Solares no Estado de São Paulo, o Complexo Guaimbê o Complexo Ouroeste.
O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.
www.aestiete.com.br

Web Site: