Museu da Pessoa lança coleção virtual e realiza exposição sobre a Zona Norte da capital paulista

São Paulo 2/12/2019 –

O Museu da Pessoa promove no dia 5 de dezembro, quinta-feira, o lançamento da Coleção Virtual de Histórias de Vida de Moradores da Zona Norte da capital paulista, desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Center Norte. O evento será realizado às 15 horas no Instituto da Oportunidade Social, localizado na Avenida General Ataliba Leonel, n° 245, Santana.

A coleção é resultado do projeto Todo Lugar Tem Uma História Para Contar, desenvolvido por 24 agentes culturais e sociais da Zona Norte da capital paulista que entrevistaram 15 moradores da região – a publicação ficará disponível para acesso gratuito no portal do Museu.

O projeto também deu origem à exposição gratuita “Zona Norte mostra suas redes” que ficará disponível no metro Santana a partir das 14 horas do dia 10 de dezembro. A exposição terá textos e imagens sobre essa região da capital paulista e sobre as histórias de vida de seus moradores que foram entrevistados pelos participantes do projeto.

Para a diretora executiva do Museu da Pessoa, Sonia London, escutar e registrar histórias de vida de moradores contribui para o fortalecimento da cultura da região norte da cidade de São Paulo. “O objetivo do projeto é registrar histórias de vida dos moradores dessa região e, com isso, tornar cada experiência de vida uma fonte de conhecimento sobre a história da Zona Norte e mostrar as diversas realidades que convivem num mesmo lugar”, afirma.

“É uma enorme satisfação para o Instituto Center Norte poder contribuir, de alguma forma, para que essa ação seja realizada. Esse projeto, que está totalmente alinhado ao nosso propósito, que é de contribuir para o desenvolvimento do entorno e de toda a região da Zona Norte, tem um papel fundamental de inspirar pessoas com histórias que traduzem a essência e memórias da Zona Norte”, diz Daniela Pavan, head do Instituto de Center Norte e Sustentabilidade.

Lançamento Coleção Virtual de Histórias de Vida de Moradores da Zona Norte
Data: 05 de dezembro, quinta-feira, às 15 horas
Local: IOS – Instituto da Oportunidade Social – localizado na Avenida General Ataliba Leonel, n° 245, Santana, São Paulo capital

Exposição “Zona Norte Mostra Suas Redes”
Data: 10 de dezembro, terça-feira, às 14 horas
Local: Metro Santana, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, n° 3173, Canindé, São Paulo capital

Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Com um acervo de mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, o Museu da Pessoa é um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil, pois protege as expressões culturais da sociedade brasileira através de histórias de vida. Visite: www.museudapessoa.net

Sobre o Instituto Center Norte
Criado em 2002, o Instituto Center Norte promove ações e projetos de impacto social, criando um ambiente de aprendizado e inovação com o intuito de ampliar seus efeitos para que cada vez mais pessoas e instituições empreendam e criem soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte da capital paulista. O Instituto Center Norte acredita que o empreendedorismo e a inovação social são grandes agentes de transformação e que, juntos, podem tornar a Zona Norte um importante polo de desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo.