Negócios: 5 dicas para um Alto Desempenho em Vendas

Curitiba 13/9/2019 –

“Como vendedor, preciso ter boas respostas coerentes que ajudem meu cliente a enxergar o valor daquilo que estou propondo”, consultor de vendas Heber Fernandes.

Bons resultados dependem dos diferenciais na hora do atendimento, oferta de produtos, negociação e fechamento.

Ter bons resultados comerciais é um ponto fundamental para toda empresa. Ao considerar tantos concorrentes e inovações sempre presentes no mundo dos negócios, é de extrema importância ter diferenciais na hora do atendimento, oferta de produtos, negociação e fechamento. Por isso, seguem 5 dicas para alavancar resultados em vendas:

1. Compreender quem é o cliente

Para vender bem é preciso entender as necessidades e condições do cliente. Por exemplo, se o alvo são empresas, a demanda desse consumidor certamente é diferente comparada com a de pessoa física. Ou seja, se o cliente é uma dona de casa, um esportista, um jovem ou uma família, o perfil de consumo é outro em relação ao empresarial. Por isso, é preciso conectar-se com o cliente para entender quais são os tipos de soluções e inovações que ninguém está oferecendo e podem interessar a ele.
Para Heber Fernandes, consultor de negócios e especialista em Alto Desempenho em Vendas, entender o público é o primeiro passo para o processo comercial de sucesso. “Quando entendo isso e entro com as soluções, discurso, condições de pagamento e preços certos, a chance de resultado logicamente vai lá para cima”, comenta Heber.

2. Venda ativa

Hoje não dá mais para esperar o telefone tocar, aguardar um e-mail ou então esperar os clientes atrás do balcão. Para um bom resultado em vendas, é preciso dar passos em direção ao cliente e entrar em contato, por exemplo, via WhatsApp Business, e-mail, telefone, redes sociais, entre outros recursos que podem aguçar a curiosidade do consumidor ao apresentar o produto, mesmo à distância. Usar esse tipo de ferramenta é uma boa maneira de acelerar os contatos para não permanecer estagnado no mercado.

3. Carteira de clientes

“Quem não tem uma carteira de clientes começa do zero todos os dias”, afirma Heber. A empresa que sabe vender é aquela que entende a necessidade do cliente ser bem tratado. A excelência na preservação do contato é essencial para o bom relacionamento do cliente com sua empresa. Ou seja, ao manter uma boa carteira de clientes, há uma projeção de vendas para a semana, mês ou até mesmo para o ano. Para o consultor, estabelecer uma carteira é indispensável para o alto desempenho em vendas.

4. Encarar (sem medo) as objeções

Saber lidar com as objeções dos clientes é de extrema importância. “A maioria das objeções são sempre muito parecidas. Por exemplo, o preço: é preciso saber argumentar, dar as informações e benefícios que vão além dos valores. Como vendedor, preciso ter duas, três ou até cinco boas respostas coerentes que ajudem o cliente a enxergar o valor daquilo que estou propondo e, consequentemente, fechar o negócio”, diz Heber Fernandes.
Ao entender o valor do serviço ou produto, o consumidor pode não pedir um desconto grande e aceitar pagar o mais próximo possível do preço proposto. Se encontrar sempre as mesmas dificuldades, é importante elaborar respostas com dados e informações que justifiquem com coerência o investimento do cliente.

5. Indicadores de desempenho

Para saber qual caminho está seguindo, a empresa precisa ter métricas ou indicadores de desempenho. Ou seja, quantos clientes ao mês estão convertendo? Se tem 100 contatos, com quantos foram fechados contratos? Outro indicador importante de ser analisado é quantos clientes foram perdidos no mês e por que a empresa está perdendo esses clientes. Se as perdas acontecem sempre pelas mesmas razões, com a análise de métricas e indicadores é mais fácil identificar e resolver a insatisfação, dificuldade ou problema.

Se você tem interesse em fazer sua empresa crescer em vendas, entre em contato com Heber Fernandes pelo e-mail [email protected] ou então acesse o site www.heberfernandes.com.br.

Website: http://www.heberfernandes.com.br

Web Site: