Negócios: como a tecnologia transformou uma empresa de vendas em uma rede de franquias com mais de 20 unidades?

São Paulo – SP 23/1/2020 – “Podemos dizer que digitalizar nossos processos trouxe ganhos em uma economia de custos, tanto para nós quanto para os nossos clientes”

Criado em 2014, na cidade de Bauru, interior de São Paulo, o IEV (Instituto de Especialização em Vendas) é uma rede de franquias que utiliza uma metodologia personalizada para transformar profissionais em experts de vendas. Com treinamentos exclusivamente presenciais até 2017, a marca passou a apostar em cursos digitais levados aos clientes por meio de uma plataforma que impulsiona os resultados por meio da aprendizagem. Dois anos depois, o IEV tem mais de 260 empresas cadastradas em seu sistema com quatro mil usuários ativos.

“Ao conhecer as necessidades do IEV, observamos que poderíamos solucionar boa parte de seus problemas. Por meio da nossa plataforma, os treinamentos em vendas ficam disponíveis para seus clientes acessarem quando e onde quiserem. De uma forma dinâmica, o IEV disponibiliza um conteúdo de alta qualidade com um acesso simples e fácil”, comenta Rafael Sanchez, cofundador da Scaffold, empresa responsável pela transformação digital nos processos do IEV.

Atualmente, mais de quatro mil usuários estão cadastrados no sistema de treinamentos on-line do IEV. O sistema permite aos usuários acompanharem por meio de um celular, tablet ou notebook, mais de mil vídeos que ensinam como vender mais e melhor. O conteúdo digital é disponibilizado de maneira individualizada para cada contratante e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo (basta ter um dispositivo e acesso a internet). O sistema também permite que o usuário seja avaliado pelo que aprendeu, gerando gráficos de aprendizagem que mostram os resultados do seu desenvolvimento.

“Podemos dizer que digitalizar nossos processos trouxe ganhos em uma economia de custos, tanto para nós quanto para os nossos clientes”, comenta Beatriz.

O negócio virou franquia

Além de impulsionar os resultados para seus clientes, a transformação digital fez o IEV saltar de uma empresa para uma rede com mais de 20 franquias pelo Brasil. Na prática, o franqueado é responsável pela prospecção de novas empresas e comercialização dos cursos, enquanto a franqueadora presta todo o suporte aos franqueados e seus clientes.

“Já tínhamos planos para entrar no franchising, mas antes de 2017  nossos treinamentos eram presenciais. Sem a digitalização teríamos que operar com manuais impressos e deslocar nossos instrutores até os locais das franquias. Com isso teríamos um crescimento muito mais lento para uma expansão nacional”, comenta Beatriz Vital, Diretora de Operações do IEV.

Além dos vídeos, a plataforma possui também o repositório de arquivos, pelo qual são disponibilizados documentos e manuais para os franqueados. É possível também realizar um treinamento híbrido, ou seja, montar um conteúdo presencial que só poderá ser acessado após o usuário assistir a um determinado número de vídeos do treinamento digital. “Dessa forma, temos total convicção que o colaborador está preparado para aprender sobre o novo conteúdo”, finaliza Beatriz.

Sobre a Scaffold Education:

A Scaffold Education é uma empresa que auxilia franquias e outras empresas a potencializarem seus resultados por meio de uma plataforma on-line e interativa de gestão da aprendizagem, ao utilizar recursos como vídeos, exercícios, textos, orientações para atividades, entre vários outros.Com três anos de existência,  a plataforma está disponível em cinco idiomas, presente em todos os estados brasileiros e em mais de 52 países.

Website: https://iev.com.br/