Neutralidade climática e chuvas acima da média: o que esperar do clima na safra 2019/20?

Piracicaba, SP 17/12/2019 –

A influência do clima é determinante no planejamento e sucesso da atividade agrícola. No caso da safra 2019/20, as previsões indicam um período de neutralidade climática, ou seja, sem interferência de fenômenos como El Niño ou La Niña em curto período de tempo, além de chuvas acima da média em importantes regiões produtoras, o que pode impactar o controle de doenças e, principalmente, a colheita da soja no país.

Após um início de primavera seco, que afetou fortemente o plantio do grão, a tendência é de que a partir do final de dezembro as precipitações se tornem mais abundantes e constantes principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país – reflexos da atuação de um corredor de umidade que se estende, diagonalmente, da Amazônia ao litoral de São Paulo, informa João Castro, gerente de produto do Climatempo, empresa referência em previsões meteorológicas.

Desta forma, deve chover por mais dias seguidos e em maior quantidade em estados como os do Matopiba (Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia), São Paulo e Goiás, compreendidos neste corredor de alta umidade. Em algumas regiões pontuais pode chover até 100 milímetros acima da média histórica, segundo o Climatempo.

“A chuva acima da média, principalmente em fevereiro, vai exigir um melhor planejamento das atividades da safra, uma melhor logística para que o produtor consiga colher no tempo adequado. Dependendo da área, ao menor sinal de estiagem, será  preciso estar pronto para colher, para não correr o risco de perder soja no pé como já aconteceu em anos anteriores”, reforça Castro.

Já nos estados da região Sul e sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas devem ficar abaixo da média nos meses de janeiro e fevereiro. Por outro lado, a região Nordeste deve ter um janeiro mais chuvoso, enquanto em fevereiro as chuvas devem ficar ligeiramente acima da média. Com relação às temperaturas, elas tendem a estar menores devido ao corredor de umidade, que diminui a incidência da radiação solar, mas ainda dentro da média do período.

Previsões climáticas com precisão

O atraso no início das chuvas no começo da safra fez com que muitos produtores que arriscaram o plantio no pó tivessem de replantar a lavoura, amargando prejuízos. Ter acesso a informações meteorológicas de qualidade minimiza os riscos e permite traçar um planejamento melhor das operações da fazenda. Poder acessar esses dados de forma integrada aos da propriedade proporciona uma tomada de decisão ainda mais precisa.

O software de gestão agrícola Aegro reúne as informações de gestão da fazenda e a previsão climática por geolocalização da área rural. Graças à parceria com o Climatempo, os produtores podem ter acesso a informações de tempo e temperatura, além da janela de pulverização do dia – e da próxima quinzena.

As informações são atualizadas de hora em hora, com dados detalhados dos próximos três dias e previsões para os próximos 15 em relação à variação de temperatura, probabilidade de chuva, vento (velocidade e direção) e janela de pulverização.

O sistema traz ainda dados sobre umidade relativa do ar por 15 dias e histórico de chuvas da área de geolocalização. “Com esta integração conseguimos disponibilizar informações cruciais para o produtor, que consegue associá-los aos eventos da safra e se planejar melhor para as atividades de campo, inclusive sabendo quando há riscos para uma pulverização na lavoura, por exemplo”, explica Augusto Rückert, gerente de produto da Aegro.

A integração do Aegro com o Climatempo está disponível para produtores de todo o Brasil na versão completa do software agrícola. O pacote pode ser contratado por fazenda em planos mensais. Para solicitar um teste gratuito acesse www.aegro.com.br.

Website: http://bit.ly/AegroSoftwareAgro