Mostra Sustentável movimenta mais de 70 expositores em Campinas

O evento reúne profissionais engajados pela arquitetura e decoração sustentável, com a revitalização de 40 ambientes de instituição referência nacional em saúde mental

Mostra+Sustentável 2018

Edição 2018 vai revitalizar o Serviço de Saúde Cândido Ferreira ( Carlos Coppi )

A Mostra tem como característica fundamental demonstrar o poder da colaboração para transformar uma instituição e deixar um legado social.

Campinas – SP, 09/08/2018 –

A Mostra+Sustentável vai realizar sua segunda edição em 2018, provando que a solidariedade é uma importante engrenagem na sociedade. “A Mostra tem como característica fundamental demonstrar o poder da colaboração. Com o objetivo comum de atender a instituição que nos acolhe, grupos distintos se unem em torno do propósito de deixar um legado social”, explica o idealizador e realizador do projeto, Fernando Caparica Santos.

A Mostra é um evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, em prol de uma causa social, reunindo profissionais do setor, sociedade civil, poder público e iniciativa privada, com o objetivo de revitalizar uma instituição com atuação em prol da sociedade onde atua. A edição 2018 acontece entre 29/08 e 7/10, no Serviço de Saúde Cândido Ferreira, e vai revitalizar 40 ambientes em uma área total de 3 mil m², sendo 2 mil m² de área construída e 1 mil m² de paisagismo. Para a exposição, cerca de 72 expositores assinam a execução de ambientes como: fachada e varanda, lobby e recepção, hall da escada, jardins, banheiros e lavabo, quartos, studio, salas diversas, corredores, espaço gourmet, área de leitura, loja, café, lounges, churrasqueira e outros.

Patrimônio Histórico

O local onde será realizada a Mostra+Sustentável 2018 foi tombado como patrimônio histórico municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC). As cores que foram utilizadas na pintura da fachada remontam ao tom original do prédio, obtido por uma técnica de remoção de camadas de tintas aplicadas nas paredes no decorrer dos anos, realizada pelos arquitetos da Mostra e pelo CONDEPACC.

“O conjunto edificado na década de 1920 representa um desenho arquitetônico imponente e robusto dentro das linhas tipológicas hospitalares, ao mesmo tempo em que se insere no tempo e espaço rural. Apresenta fachadas externas e internas voltadas para o pátio central quadrangular, com características ecléticas, porém com elementos predominantemente neocoloniais. Daí então a preocupação em se manter e preservar a integridade dessa arquitetura marcada por cores suaves, em um contraste de tons pastéis”, detalha Sandra Maria Geraldi Milne-Watson, arquiteta da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), apoio técnico do CONDEPACC.

Conteúdo é diferencial

Além da visitação aos ambientes decorados, a Mostra conta com uma programação diversificada e o destaque fica por conta de conversas técnicas que abordarão a sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e em questões comportamentais, chamada de SustenTalks. Os debates acontecerão todas as quartas, quintas e sextas, durante os quarenta dias de visitação pública. À frente da grade, figuram nomes como Paulo de Tarso, Rogerio Menezes, Maria Silvia Previtale, Fernanda Simon, Gabriel Pires Mateus, Maria Constancia, Sérgio Zobaram, Ricardo Cardin, Catarina Menucci, André Pinotti, Patrícia Fernandes, Regina Migliori e Gerson Castelo Branco, que será o responsável pela abertura do Sustentalks no dia 29 de agosto, com o tema “A construção de um arquiteto sustentável”. As inscrições para estes debates não têm custo adicional e deverão ser realizadas através do site www.mostra.com.br.

A Mostra ainda contará com Visitas escolares para alunos do ensino fundamental II, sob os temas sustentabilidade e prevenção ao uso de drogas; Ativações culturais, com apresentações musicais e exposição de arte; Inclusão, por meio de visitação monitorada para deficientes auditivos e visuais; e Gastronomia, com um café bistrô oferecendo pratos orgânicos durante todo o período de visitação e eventos pontuais com a execução de pratos para degustação pelos restaurantes locais.

Serviço

O quê: Mostra+Sustentável 2018

Onde: Serviço de Saúde Cândido Ferreira

Quando: de 29 de agosto à 7 de outubro

Horário: quartas, quintas e sextas das 15h às 21h; sábados, domingos e feriados das 14h às 21h.

End.: R. Antônio Prado, 430 – Sousas, Campinas/SP

Ingresso: R$ 32 reais. Haverá meia entrada para idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais.

Informações: www.mostra.com.br

Website: http://www.mostra.com.br