4 formas que a Disney utiliza para engajar os colaboradores

Neste texto, o especialista Erik Penna comenta 4 procedimentos da Disney para engajar seus colaboradores e, assim, encantar seus clientes nos 365 dias do ano.

Erik Penna (Crédito: Davi Rodrigues) ( DINO )

15/01/2019 –

Eu acredito que, se uma pessoa deseja profissionalmente chegar onde a maioria não chega, precisa fazer coisas que a maioria não faz. Então planejei e comecei o ano passeando com a família na Disney de Orlando e aproveitei para fazer mais uma qualificação internacional no Instituto Disney.

Fui lá para aprender, nos parques e na sala de aula, como uma das empresas mais amadas e vencedoras do planeta consegue engajar seus colaboradores para encantar nos 365 dias do ano.

Dessa vez, o tema do treinamento foi sobre como desenvolver a cultura para encantar através do engajamento da equipe, lá chamado de membros do elenco. Descrevo a seguir os 4 passos de ouro do engajamento:

1- Seleção

Não recrute apenas pela habilidade. Na Disney, o lema do departamento de recursos humanos é: contrate por atitude. Treine a aptidão. Portanto, se o candidato tiver uma atitude congruente com a cultura da empresa, a habilidade para a função pode ser desenvolvida posteriormente.

2- Treinamento

Treine o treinador. O líder precisa dar o exemplo, treinar, aprimorar-se constantemente.

Trate o atendimento com um show diante do cliente. Mas, para isso ocorrer, é preciso saber que são necessárias muitas horas de ensaio. Ensaie sempre para ter SHOW!

Ensaie o comportamento desejado, diga claramente a cada pessoa do seu time qual o comportamento que a empresa e a liderança esperam dela, nas mais variadas situações.

3- Comunicação

Observe se a forma que a empresa se comunica com o cliente externo é a mesma com a que se comunica com o cliente interno. Impressos, imagens, vídeos, ou seja, materiais impressos e virtuais.

Lembre-se de que comunicação não é o que você transmite, mas sim, como o outro entende a mensagem.

Busque incluir na sua comunicação interna o reconhecimento, formas de reconhecer publicamente as ações e os comportamentos desejáveis que forem exemplares. Isso engaja e motiva.

4- Cuidado

Lembre-se que o funcionário ou vendedor é seu primeiro cliente.

Os colaboradores Disney são convidados a pensar todos os dias em que norteiam suas decisões. Em cada situação pense: “e se fosse o Walt Disney na sua frente agora, como ele agiria?”.

Quer ser um campeão em 2019? Engaje e treine como um campeão. Imagine agora uma equipe engajada e bem treinada, até onde ela pode chegar?

Lembre-se: você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você. Dois mil e dezenove já está aí, agora é com você!

* Erik Penna é palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes” e “O Dom de Motivar na Arte de Educar”. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br.

Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna

Ministra palestras de vendas e motivação, realiza consultoria, possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.

Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes”, “O Dom de Motivar na Arte de Educar” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”. Site: www.erikpenna.com.br

Atendimento à imprensa

Patrícia Arantes – RZT Comunicação

www.rztcomunicacao.com.br

[email protected]

Fones: (11) 5051-8142 / 99873-6008

Website: http://www.erikpenna.com.br