Como transformar ameaça em oportunidade

Clientes, Fornecedores, Concorrência, Política, Ações do Governo e Crise, são alguns componentes do cenário externo que podem surpreender os estrategistas em busca de oportunidades.

“Prepare sua empresa para que as ameaças sejam transformadas em oportunidades”.
Sidney Cohen

Rio de Janeiro, RJ, 27/07/2017 –

A Pesquisa de Sobrevivência realizada pelo Sebrae em 2016 com clientes que fecharam seus negócios, destaca que Menos Impostos e Encargos (52%) e mais Clientes (28%) seriam fatores que contribuiriam para se evitar o fechamento dessas empresas. O ambiente externo é o que concentra esses e demais aspectos que são características de ameaças aos negócios para alguns analistas. Outros já identificam nesses ambientes oportunidades.

Para o diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial, Sidney Cohen, em artigo de sua autoria publicado esse mês no Portal PME NEWS, é importante analisar de perto o cenário externo, representado por: Clientes, Fornecedores, Concorrência, Política, Ações do Governo e Crise, que podem influenciar tanto positivamente (oportunidade) quanto negativamente (ameaça) no negócio de uma empresa.

Confira alguns sinais de ameaças e oportunidades identificados para esse tipo de cenário:

– Cliente: esse talvez seja o exemplo mais fácil e frequente. Se a empresa tem uma fidelidade com o cliente, as portas estarão abertas. Porém, se não atendeu as expectativas do cliente, seja por mau atendimento, serviço mal executado ou até mesmo problemas com o produto, a probabilidade das portas se fecharem definitivamente são grandes.

– Fornecedor: a mesma situação do Cliente, citado acima, uma empresa é o cliente de seu fornecedor. Se o fornecedor está prejudicando a imagem ou o negócio da empresa diante de seu cliente, neste caso esse fornecedor é uma ameaça. Caso contrário é um grande parceiro diante de uma ótima oportunidade de ganhar novos clientes e/ou gerar bons negócios. Neste caso, lembre-se: “É na boa compra que se faz a boa venda”.

– Concorrência: aí que está o paradoxo, a concorrência, na maioria dos casos sinaliza ameaça, mas acredite, ela pode contribuir para se gerar uma grande oportunidade.

Ameaça: loja física x internet — Uma loja física tem produto para pronta entrega, a internet demora alguns dias para entregar, se o cliente precisa para aquele dia. “Bingo!” 1×0 loja física. Porém, se o cliente não tem pressa pra receber a mercadoria e não tempo de ir à loja física pra comprar, basta dar dois cliques no site para realizar a compra. Jogo empatado: 1×1!

Oportunidade: em um processo de compras de empresas públicas ou empresas de grande porte privada há demandas de soluções complexas em que o fornecedor não consegue atender. Neste caso, é formado um consórcio e os concorrentes tornam-se parceiros, cada um com sua especialização, para participar do processo.

– Política, Ações do Governo, Crise, …

Ameaça: a crise política econômica foi e continua sendo a grande responsável pelas demissões em massa, em muitos casos, oriundas de quebras de empresas.

Oportunidade: algumas medidas do governo impactam em mudanças e as empresas precisam se adaptar. Um bom exemplo é a nova automação comercial determinada pela gestão pública que visa implantar um modelo de documento fiscal eletrônico, substituindo a emissão de cupons fiscais em papel. Empresas de tecnologia deste segmento foram beneficiadas.

Sidney lança um grande desafio para os empresários:

“Prepare sua empresa para que as ameaças sejam transformadas em oportunidades”.

Website: www.pmenews.com.br

Entre em contato: