Entupimento na caixa de gordura: o que fazer?

Empresa fornece dicas sobre a manutenção da caixa de gordura, item indispensável da estrutura de esgoto das empresas e residências.

Logo Veloz Desentupidora e Dedetizadora

Logo Veloz Desentupidora e Dedetizadora

Brasília, DF, 12/01/2018 –

A caixa de gordura é um componente do sistema de esgoto, que deve ser instalada na saída de água da pia e de máquinas de lavar louças. Sua função é reter a gordura antes que esse resíduo vá para a tubulação e caia na rede pública, administrada pela concessionária de água e esgoto.

A caixa é um equipamento que funciona como um filtro. Sua instalação é obrigatória em quase todos os municípios, sendo disciplinada através de leis municipais, e com sua construção disciplinada através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A gordura é possível de ser retida porque não se mistura com a água. Enquanto a gordura fica depositada na parte superior, a água passa por baixo e pode ir direto para a rede pública.

O custo benefício de uma caixa de gordura é muito bom para o consumidor. Em uma loja em Brasília, uma com capacidade de 18 litros custa em torno de R$ 150.

Ela pode ser de PVC, concreto, fibra de vidro ou alvenaria. Instale-a em local facilmente acessível, verifique se ela está bem vedada e possui tampa removível para facilitar a limpeza.

Dicas de Manutenção
O estado de conservação da caixa de gordura deve ser verificado a cada 30 dias. Caso seja feita limpeza frequente de materiais muito gordurosos na pia, como óleos de frituras, a inspeção deve ser realizada com periodicidade maior.

Para que seja feita a limpeza de caixa, deve-se desligar a torneira da pia e não utilizar o lava-louças. Vista avental e luva, para sua proteção. Raspe a gordura e retire-a com uma pá ou até mesmo com uma peneira, que depois deve ser inutilizada. Recolha o material e coloque-o em um saco plástico que seja resistente. Após, descarte-o no lixo comum.

Um erro muito frequente, e que pode trazer ainda mais problemas, é o descarte do resíduo no vaso sanitário. Quando isso é feito, há uma chance de que ocorra entupimento na tubulação, e o prejuízo pode se tornar ainda maior.

Atendimento Especializado
Caso você precise do auxílio de profissionais especializados, a maioria das empresas desentupidoras está apta a realizar esse tipo de serviço. Segundo o profissional da Veloz Desentupidora e Dedetizadora https://goo.gl/maps/ohAa4Ni38FH2 https://goo.gl/maps/ohAa4Ni38FH2 desentupidora em Brasília-DF, o profissional deve ser licenciado pela companhia de água e esgoto da sua cidade e você deve se certificar que o descarte do resíduo seja feito no local correto, ou seja, o lixo doméstico.

A manutenção preventiva normalmente custa muito menos do que o desentupimento, que irá ocorrer mais cedo ou mais tarde, caso a limpeza periódica não seja realizada.

Além disso, uma caixa de gordura entupida pode causar um imenso transtorno para os moradores da residência, com a gordura voltando à pia e trazendo o mau cheiro para a cozinha.

Fonte:
Veloz Desentupidora e Dedetizadora
Av. Jequitibá, 685 – lote Loja 50
Águas Claras Sul
Brasília – DF
CEP: 71929-540
Tel: (61) 3547-1070
http://www.velozdesentupidora.com.br http://www.velozdesentupidora.com.br

Saiba como chegar: https://goo.gl/maps/RfjNes5kdK22 https://goo.gl/maps/RfjNes5kdK22

Website: http://www.velozdesentupidora.com.br