Felipe Montoro Jens destaca o uso de PPPs para projetos de iluminação pública no Brasil

Belo Horizonte e outros 138 municípios estão com projetos de Parceria Público-Privada para iluminação no País

Felipe Montoro

Felipe Montoro ( Felipe Montoro )

06/11/2017 –

Belo Horizonte, cidade do Estado de Minas Gerais, será a primeira capital no Brasil a modernizar todo o seu parque de iluminação por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A concessionária BHIP foi a vencedora, já tendo assumido a manutenção e a operação da iluminação pública. O especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens, destaca que o tempo de duração do contrato é de 20 anos e prevê que, até o ano de 2020, todos os 182 mil pontos de iluminação pública da capital mineira funcionem com a tecnologia LED.

De acordo com o que explica o CEO da BHIP, Marcelo Bruzzi, “o objetivo, ao substituir as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, é garantir uma maior durabilidade e significativa redução no consumo de energia, já que as luminárias de LED são até 45% mais econômicas e duram por volta de dez anos”.

Ainda, o especialista de soluções de Internet das Coisas (IoT) da Cisco, companhia líder mundial em TI e redes, Severiano Macedo, acentua que as opções de tecnologia são bastante variadas. No caso das luminárias de LED, elas “permitem que o facho de luz seja direcionado para todos os lados, aumentando a segurança”, ressalta Macedo. O especialista completa que, no futuro, com smart grids, ou “redes inteligentes”, as opções serão infinitas, conta Felipe Montoro Jens.

Toda essa modernização também vai contemplar a instalação de 32.800 pontos teleguiados nas principais avenidas de Belo Horizonte. O especialista Felipe Montoro Jens reporta ainda que, desta forma, será possível controlar, de maneira remota, o gasto de energia e a luminosidade, bem como, permitir a manutenção preventiva, que poderá ser programada, exigindo assim menos gastos e transtornos à população.

Outras cidades

Segundo a Radar PPP, uma consultoria que tem uma plataforma para acompanhar esse tipo de projeto, além de assessorar grupos interessados em licitações, outros 138 municípios estão com projetos de Parceria Público-Privadas para iluminação pública em andamento, incluindo São Paulo. O diretor da Radar PPP, Rodrigo Reis, afirma que “todos preveem a substituição das luminárias por LED e pontos de telegestão”.

Salvador ainda está no início do processo para licitar a PPP, salienta Felipe Montoro Jens. “Queremos trocar as luminárias dos 170 mil pontos da cidade”, conta o diretor de iluminação da capital do estado da Bahia, Bruno Barral. Ele ainda destaca que, no futuro, postes inteligentes poderão fornecer dados úteis para a população – como informações sobre o transporte público, por exemplo.

Mas há interesse nas PPPs?

O especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens, destaca que, segundo o advogado e sócio do escritório Mattos Filho, Bruno Werneck, existe muito interesse neste tipo de PPP. Entre as razões estão os contratos de longo prazo e o pagamento garantido pela contribuição para o custeio da iluminação pública (CIP/COSIP), um imposto municipal cobrado na conta de energia de todos os consumidores e que só pode ser usado na iluminação pública.

O próprio consórcio BHIP, por exemplo, participa, ainda, de outras 17 licitações. Já a empresa Urbeluz, que ganhou as licitações das PPPs em Caraguatatuba (SP), São João do Meriti (RJ), Mauá (SP) e Marabá (PA), também almeja aumentar sua atuação, conforme acentua a diretora comercial, Eduarda Leon.

Website: http://www.felipemontorojens.com.br