Gehaka lança novo medidor de umidade G2000

O novo produto, que reduzirá perdas nas negociações de grãos, foi aprovado pelo Inmetro, que o analisou por meio de rigorosos processos de ensaios metrológicos e de segurança

dino

São Paulo, 13/02/2019 –

A Indústria e Comércio Eletro Eletrônica Gehaka está lançando no mercado o medidor de umidade de grãos de bancada Gehaka G2000. O aparelho tem uma grande importância para cooperativas, produtores rurais, cerealistas e armazenadores, porque proporciona dados precisos para a comercialização de grãos, como o percentual de umidade e a temperatura. Os resultados obtidos oferecem muito mais segurança nas operações e transações comerciais para esses tipos de commodities agrícolas.

Recentemente, a 11ª estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a safra de grãos 2018 totalizou 227,3 milhões de toneladas. “Historicamente, as perdas na produção de grãos no Brasil, em função de diversos fatores, atingem um índice de 10% (mais de 22,7 milhões de toneladas no ano passado). Se for considerada uma imprecisão de 1% nas medições de umidade realizadas com instrumentos não devidamente ajustados, calibrados e controlados, isso causará perdas astronômicas em dinheiro e um impacto econômico absurdo”, analisa Christian Claudot Kaufmann, diretor comercial da Gehaka.

Assim, o medidor de umidade de grãos de bancada Gehaka G2000 serve para garantir ao produtor e ao comprador que a mercadoria seja entregue dentro das especificações da lei. Com as ações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) a partir de 2017 e o controle dos instrumentos medidores de umidade utilizados nas transações comerciais de grãos, os prejuízos causados por medições imprecisas foram significativamente reduzidos. “Os envolvidos na transação comercial têm, agora, a garantia de que o novo equipamento não foi fraudado. Para quem vende é uma solução de segurança, porque a medida está sendo obtida corretamente. É também uma proteção de fato para todo o mercado”, explica Alexandre Fernandes, diretor de engenharia da Gehaka e responsável pelo desenvolvimento do aparelho.

Características

O modelo Gehaka G2000, aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), é um instrumento medidor de umidade de grãos para uso em transações comerciais. É uma versão com melhorias e avanços tecnológicos do modelo anterior, o G1000, também aprovado pelo Inmetro. É fácil de operar e fornece a leitura da umidade em poucos segundos, com alta precisão e repetitividade. O teclado é simples, com apenas cinco teclas. O medidor não exige que o usuário faça um treinamento mais complexo e é possível estabelecer uma configuração personalizada para que forneça os resultados com agilidade.

Apresenta três tipos de interfaces para conectividade direta com sistemas de supervisão e aquisição de dados em processos de automação e controle, e tem portas de comunicação dos tipos RS232, USB e Bluetooth, por onde é possível coletar todos os dados das medições realizadas pelo equipamento, com total segurança e inviolabilidade. Cada medição tem uma assinatura digital exclusiva, que garante sua autenticidade e originalidade.

Além do índice de umidade, o relatório de medida da amostra, emitido por uma impressora acoplada, contém outras informações de valor. Por exemplo, a temperatura dos grãos é obtida e comparada à temperatura do instrumento de medição. “Nosso medidor atende a faixa de temperatura de 5 a 45 C, enquanto os concorrentes atendem de 10 a 40. Ele consegue medir do extremo de 5 a 45 C, compatibilizando-se com o ambiente, o clima, o ar-condicionado, e fazendo a compensação da leitura de umidade da amostra em função da temperatura”, explica Fernandes. Além disso, tolera diferenças entre o instrumento e a amostra de até 20 C, que é o dobro dos instrumentos com modelo aprovado atualmente.

O medidor de umidade de grãos Gehaka G2000 conta com a tecnologia IoT, que permite que as curvas de calibração, controladas pelo Inmetro, sejam atualizadas pelo próprio usuário, utilizando de forma simples e rápida um programa gratuito disponível na Internet. O aparelho é gerenciado por um microprocessador tipo ARM Cortex de última geração, pelo qual comanda três dispositivos: o sistema de pesagem automática, que mede o peso exato da amostra; o termômetro digital, que indica a temperatura da amostra e do instrumento; e um capacímetro, que determina o teor de umidade do produto.

Processo de aprovação

Hoje em dia, só podem ser comercializados medidores aprovados pelo Inmetro, atendendo ao regulamento técnico metrológico da Portaria Inmetro nº 402/2013. Segundo Kaufmann, para o processo de aprovação dos medidores de umidade, é preciso um equipamento padrão definido e amostras de grãos com teores de umidade conhecidos. “Os produtos agrícolas são todos comercializados em peso, portanto conhecer o teor de umidade dos grãos em cada uma das fases do processo é necessário e de fundamental importância. “

Um exemplo

Para entender melhor a necessidade mercadológica desse novo produto, de acordo com Fernandes, basta citar um caso comum numa safra. “Após o grão chegar ao armazém, o teor de umidade é maior do que o valor comercial. Na soja e no milho, por exemplo, o percentual de umidade comercial tolerável no grão é de 14%, segundo a legislação. Se um agricultor colher e entregar a produção no armazém e, nesse momento, o grão registrar 24% de umidade, a situação terá que ser ponderada. O valor máximo de água aceitável nesses produtos é de 14%. Assim, 10% serão descontados do preço, porque de fato isso seria água e não grão. Se o medidor, em vez de registrar 24%, indicar 26%, em lugar de descontar 10%, será preciso deduzir 12%.”

Além da tecnologia embarcada, o Gehaka G2000 pode ser adquirido através do financiamento oferecido pelo cartão BNDES Agro, direcionado ao setor agropecuário. Afora as pessoas jurídicas, o recurso também tem a alternativa de contemplar pessoas físicas que atuam no setor. Esse novo equipamento ainda tem garantia de uso e suporte contínuo de pós-venda da fábrica e de sua rede de empresas autorizadas e credenciadas, distribuídas nas principais regiões produtoras de grãos no Brasil, assegurando o desempenho e o pleno funcionamento dos instrumentos nas épocas de safras.