Lixo acumulado favorece entupimentos e por isso é preciso se mobilizar

O entupimento das vias é a consequência mais perceptível a olho nu, mas o lixo acumulado na rua também é um grande agente de danos nos encanamentos.

dino

São Paulo – SP, 23/09/2019 –

Um papel de bala, a latinha de refrigerante, a embalagem de um produto pequeno ou mesmo uma sacola. Inúmeros são os tipos de lixo acumulado nas ruas todos os dias. O problema, é que por mais inofensivo que pareçam, eles têm uma enorme influência para o entupimento das vias. Além de causarem um transtorno ao redor no que se refere ao cheiro e à água suja, também é possível perceber a proliferação de bichos e insetos, transmissores de doenças e infecções. A mudança de hábito é o primeiro passo para a transformação desse cenário, sem contar nas alternativas existentes no mercado para ajudar em situações como essa.

De acordo coma uma matéria publicada no site Agência Brasil, o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e divulgado em março deste ano, mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. Ao todo, são 11.355.220 toneladas, sendo que apenas 1,28% vai para reciclagem. Se comparado com outros países, perde apenas para os Estados Unidos (1º lugar), para a China (2º) e para a Índia (3º). Esses dados são preocupantes, visto que há uma série de efeitos que esse lixo acumulado, quando descartado de forma inadequada, pode causar.

O entupimento das vias é a consequência mais perceptível a olho nu, mas o lixo acumulado na rua também é um grande agente de danos nos encanamentos, especialmente das casas, comércios e condomínios que estejam ao redor. Em regiões de rios e lagos, o problema costuma se gravar mais, já que muitas pessoas também descartam móveis grandes como sofá e guarda-roupa, o que causa um transtorno ainda maior. Em decorrência disso, há um aumento no número de doenças causadas pela água contaminada. A proliferação de mosquitos como o Aedes Aegypti também se torna mais propensa, aumentando as chances de se infectar e ser diagnosticado com dengue, febre amarela, zika vírus, chikungunya ou microcefalia.

As redes sociais e meios digitais com os quais as pessoas se relacionam todos os dias são uma boa forma de conscientizar sobre o descarte correto do lixo. A Alkamac , fabricante de máquinas desentupidoras, afirma que usa sua rede para fazer um alerta sobre esse lixo acumulado. “Não que as pessoas não saibam como agir, mas como muitas das atitudes se tornaram automáticas, ocorre que a maioria faz coisas sem ao menos perceber”, afirma. Na página, é possível encontrar dicas sobre o que pode ser prejudicial para os canos, como evitar situações constrangedoras e quais as alternativas buscar.

Outra maneira para combater todo esse lixo acumulado é apostar nas máquinas desentupidoras . “Utilizadas quando a sujeira já está lá e o problema é agravado, elas são capazes de solucionar o entupimento de forma imediata, trazendo segurança e conforto aos envolvidos”, explica a Alkamac. A empresa afirma ainda que essa é uma solução interessante para proprietários de estabelecimentos comerciais, pois evita que situações complicadas coloque em risco o prestígio do negócio.

Website: https://alkamac.com.br