Membro do escritório de Ricardo Tosto lança livro sobre contabilidade internacional na tributação da renda

O autor da obra é o advogado Carlos Henrique Crosara Delgado

dino

03/11/2017 –

No último dia 26 de outubro, o advogado Carlos Henrique Crosara Delgado, sócio do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados – do qual o advogado Ricardo Tosto é sócio fundador – lançou o livro “Contabilidade IFRS e IRPJ – Efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda”, pela editora Lumen Juris. O evento aconteceu na Livraria da Vila, em São Paulo.
Os efeitos da nova contabilidade internacional na tributação da renda, tema principal da obra de Delgado, é um assunto que interessa bastante para doutrina nacional e internacional, por conta da sua complexidade. Questões de alta indagação jurídica e com ampla repercussão econômica permeiam o tema.

Carlos Henrique Crosara Delgado mostra, na publicação, como o modelo contábil International Financial Reporting Standards (IFRS) trouxe desafios aos operadores do direito tributário – principalmente o de reestudar, com apoio no Código Tributário Nacional (CTN) e na Lei nº. 12.973/2014, o conteúdo, o alcance e a extensão do fato gerador do imposto sobre a renda. Para o membro do escritório de Ricardo Tosto, essa medida é essencial para que seja possível identificar, de forma precisa, a renda tributável que passa a ser construída a partir dos novos alicerces contábeis – garantindo assim, uma tributação justa e respaldada no princípio da capacidade contributiva, garante Delgado.

O livro “Contabilidade IFRS e IRPJ – Efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda” tem 316 páginas e está sendo vendido pelo valor de R$ 88,00.

Carlos Henrique Crosara Delgado

Delgado graduou-se pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e especializou-se – na mesma instituição – em Direito Tributário. Ele também é titular do Certificate in Business Administration (CBA), fornecido pelo Ibmec-SP/Insper, e Mestre em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP).
O sócio do Leite, Tosto e Barros, atua principalmente nas áreas do contencioso e tributário. O advogado, no entanto, já operou em outros ramos jurídicos – especialmente direito empresarial – e já ocupou a posição de gerente substituto de departamento jurídico em uma empresa multinacional.
No escritório de Ricardo Tosto, Carlos Henrique Crosara Delgado participou da elaboração de defesas e recursos administrativos envolvendo autuações grandes de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) contra empresas de um grande grupo do setor sucroalcooleiro.

Leite, Tosto e Barros Advogados

O Leite, Tosto e Barros é um escritório de advocacia que possui sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e, entre advogados e estrutura de Back Office, mais de 300 colaboradores.
O empreendimento do qual Ricardo Tosto é sócio fundador, na área jurídica, tem, no total, 38 membros, incluindo um consultor. O Leite, Tosto e Barros atua em áreas como Administrativo, Ambiental, Arbitragem, Bancário, Civil, Comercial e Contratos, Compliance, Concorrencial, Consumidor, Eleitoral e Político, Família e Sucessões, Foreign Desks: China Desk, Fusões e Aquisições, Imobiliário, Infraestrutura e Regulatório, Penal Empresarial, Reestruturação de Dívidas e Créditos, Societário, Trabalhista e Previdenciário, e Tributário.

Ricardo Tosto, por sua vez, já foi citado pela Latin Lawyer 250 – renomada publicação que indica os principais escritórios de advocacia da América Latina – como um dos melhores profissionais brasileiros na área do Contencioso.