Seis dicas para melhorar o desempenho de mulheres empreendedoras

Uma das poucas executivas na área de tecnologia da informação, a partir de sua experiência profissional de sucesso e das lições que adquiriu ao participar de eventos de empreendedorismo feminino, dá conselhos de como estimular a atuação empreendedora e profissional da mulher.

Sylvia Bellio – diretora da It Line Technology ( Sylvia Bellio – gestora de TI )

São Paulo – SP, 09/08/2017 –

Os analistas do setor asseguram que inúmeras mulheres têm ciência do potencial desse segmento para sua atuação profissional e globalmente, o índice de empreendedorismo das mulheres está crescendo mais de 10% a cada ano.

A diretora geral da It Line Technology, Sylvia Cristine Bellio, há anos tem desenvolvido um trabalho visando fortalecer a participação das mulheres no segmento onde atua e disponibiliza conhecimento e tecnologias para mulheres que comandam empresas de todos os tamanhos ou dirigem setores de negócios.

Proprietária do maior canal de vendas da Dell Inc. no Brasil foi uma das poucas representantes brasileiras no evento Dell Women’s Entrepeneur Network 2017 (DWEN) ou Rede de Mulheres Empresárias, realizado semana passada, em São Francisco, EUA. Sylvia pôde conhecer de perto experiências de outras empresárias estrangeiras. Nesta oitava edição, teve a participação de 200 empresárias de 20 países diferentes e contou com palestrantes, executivos da Dell, convidados especiais e profissionais de uma ampla área de aplicação de TI.

As áreas de gestão e de TI, apresentam peculiaridades que precisam ser compreendidas especialmente pelas empresárias e executivas, por isso, é importante colocar em pauta temas ligados as áreas de RH, segurança, e transformação digital. A cada momento surgem novidades que podem ser uma oportunidade ou ameaça. Diante deste cenário, Sylvia Bellio elencou alguns fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento das gestoras de TI.

1- É preciso entender intensamente o negócio, avaliar a fundo os números e projetar o futuro

A diretora da It Line, Sylvia Cristine Bellio, preconiza que uma empreendedora ou executiva precisa principalmente conhecer bem sua empresa, entender profundamente seus números, calcular quanto vai crescer e como atingirá os resultados. Além disso, para conseguir investimentos internacionais é essencial falar inglês fluente para poder apresentar o negócio, como também entender os benefícios e exigências. “Uma dica muito importante: sempre fale sobre números primeiro. É importante saber responder as seguintes perguntas: Por que você? Por que sua empresa?”, aconselha ela.

2- A visão externa é muito importante para tomar decisões mais complexas. Não se pode deixar de empregá-la

A empresária sugere para as gestoras de seus empreendimentos a criação do conselho consultivo. Mas enfatiza que é preciso ter muito claro o que se espera dessa Partner Advisory para ter resultados mais efetivos. No entender de Sylvia, o órgão pode ser muitas vezes a abertura de portas para novos negócios, uma grande oportunidade de conhecer melhor a própria empresa e deixar a empreendedora mais capacitada, porque exige estudos e preparo para responder aos conselheiros. “Muitas vezes no dia a dia esquecemos pequenos detalhes e não conseguimos ver soluções simples que estão na nossa frente”, observa ela. “Dependendo do tamanho da empresa muitas vezes é melhor buscar uma pessoa especializada para ajudar a direcionar suas ideias e abrir a mente para solucionar problemas”, complementa.

3- Na transformação digital os dilemas são constantes e as alternativas são diversas, portanto o apoio técnico é essencial

O mundo passa por uma transformação digital, e por isso a diretora geral da It Line frisa que toda e qualquer empresa, independentemente se for indústria, comércio ou serviço, seja de que porte for, é preciso atualizar o negócio sempre. A executiva conta que tenta demonstrar para outras empreendedoras e clientes como pode ajudá-las com tecnologia – software, hardware e serviços – na transformação digital que está ocorrendo em diversos pilares. “Algumas decisões são essenciais para a movimentação da empresa e as empreendedoras devem sempre buscar consultoria para ajudar a entender como fazer suas escolhas diante de tanta inovação existente no mercado, como por exemplo, ter os dados numa nuvem ou deixá-los na própria infraestrutura do sistema ou, ainda, adotar uma cloud pública ou privada”, descreve.

4- Os Recursos Humanos são peça-chave, mas apresentam muitas dificuldades no processo decisório que precisam ser analisadas em detalhes

No que tange a recursos humanos, destaca a dificuldade atual nas empresas de manter seus profissionais, como deixá-los motivados e de que forma competir com grandes companhias como as do Vale do Silício, que para a executiva são uma espécie de “parque de diversões de altos salários”. Uma questão que tem lhe intrigado é como medir produtividade dos funcionários em home-office. “No Brasil além de todos estes problemas temos as dificuldades da legislação trabalhista, que dificultam o crescimento e contratação nesse novo modelo de negócio”, analisa. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dedica um capítulo inteiro de medidas protetivas ao trabalho feminino e a Constituição assegura a paridade salarial das mulheres, além de outros benefícios em virtude da maternidade. “Não podemos deixar de nos preocupar com a dignidade do trabalho feminino, mesmo porque ela cumpre dupla jornada e acaba sendo o centro natural da família”, interpreta Sylvia.

5- A sensibilidade feminina pode ajudar nas escolhas, recursos e alternativas possíveis

A maior parte das empresárias e empreendedoras “antenadas” pelo mundo usa tecnologias inovadoras para alcançar clientes e utilizar dados de forma sem precedentes. “Como tem sido defendido pela Dell, as mulheres especialmente por sua sensibilidade entendem que não é a tecnologia em si que é importante, mas quais conexões, soluções e mudanças que se podem fazer”, expõe Sylvia.

6- As mulheres unidas vencerão, porque trocarão mais informações e conhecimentos

Por intermédio da Dell Women’s Entrepreneur Network, tem havido uma conexão de empresárias em todo o mundo com redes, fontes de capital, conhecimento e tecnologia, que oferecem mais condições para se produzir ainda mais. O evento tem proporcionado anualmente o crescimento de uma rede internacional com centenas de mulheres empresárias que se conectam ao longo do ano para compartilhar seus conhecimentos e apoiar suas colegas no maior desenvolvimento do negócio e nos seus planos de expansão. Sylvia Cristine Bellio tem realizado um grande esforço para que outras mulheres se integrem nesse amplo grupo.