No Dia Nacional da Abelha, multinacional alemã entrega Hotel de Abelhas em SP e RS

Iniciativa da Bayer faz parte do programa global da companhia, o Bee Care, e tem como objetivo preservar a biodiversidade dos polinizadores

Hotel de Abelhas da Bayer – Foto: Arquivo Quinta da Estância ( DINO )

São Paulo, SP, 04/10/2019 –

Na última quinta-feira (3/10), comemorou-se o Dia Nacional da Abelha. Em homenagem à data, a Bayer entregou unidades do seu Hotel de Abelhas em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em formato de um favo de mel, a peça é construída em madeira e tem compartimentos com materiais como galhos, bambu e feno, para abrigar as diferentes espécies de polinizadores que vivem nesses ambientes. Trata-se de uma alternativa de acolhimento de abelhas solitárias que não produzem cera ou mel e vivem em cavidades no solo ou nos troncos das árvores, e não em colmeias.

Dois deles foram doados para a Quinta da Estância, considerada a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, que inaugurou na data um meliponário, espaço totalmente dedicado a abelhas nativas. A propriedade, situada em Viamão (RS), recebe mais de 90 mil visitantes por ano de toda a região Sul, São Paulo, Distrito Federal, além de outros países, como Uruguai e Argentina. Já o terceiro hotel seguiu para a empresa COFCO, líder no fornecimento de produtos agrícolas e serviços de alimentação na China, que instalou a unidade em sua propriedade de Catanduva (SP), onde desenvolve o Projeto Polinizar – que reúne ações e práticas de manejo, de forma que a produção de cana-de-açúcar conviva em harmonia com a atividade apícola da região.

Para a gerente de Inteligência Tropical da Bayer, Cláudia Quaglierini, o “Hotel de Abelhas” é importante para abrigar insetos polinizadores solitários (cerca de 3 mil espécies no Brasil), que estão perdendo seu habitat natural. “Nós temos vários agentes polinizadores, mas a abelha é a mais importante. Estima-se que elas sejam responsáveis por 70% de culturas, principalmente frutas e vegetais. Garantir essa biodiversidade representa um importante passo para a preservação dos ecossistemas e para a promoção de uma agricultura cada vez mais sustentável”, afirma.

A iniciativa dispõe de aproximadamente 100 hotéis espalhados pelo Brasil, e faz parte do programa Bee Care – uma ação global criada em 2011 pela Bayer, que engloba mais de 30 projetos científicos colaborativos pelo mundo, e tem o objetivo de cuidar da saúde e segurança desses polinizadores que desempenham um importante papel em variados ecossistemas, ao mesmo tempo em que ajudam os agricultores a expandir, diversificar e melhorar a produção de alimentos. Na pauta estão questões como a necessidade de entender as ameaças, as oportunidades e a complexidade que envolvem a vida e a saúde desses polinizadores, além de definir as melhores soluções para demandas locais e regionais específicas.

 

 

Website: http://www.bayer.com