No embalo de expansão sobre receita de US$ 86 bilhões, TIC movimenta mercados e entidades

6/2/2020 –

Um dos mercados que mais cresce em investimentos e receita no mundo todo, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deverá registrar, em 2020, expansão de faturamento em torno de 4,9% só no Brasil. No ano passado, o setor movimentou US$ 86 bilhões no país.

A projeção é da IDC. Segundo a consultoria, o Brasil é hoje o oitavo maior mercado de TIC do mundo, com 2,3% do total de US$ 1,2 trilhão das receitas geradas globalmente. Na América Latina, a fatia é de 36%, com US$ 242 bilhões.

Em termos regionais, um dos locais de maior movimentação da TIC no país é o Sul. Dentro da região, o Rio Grande do Sul é um dos estados que tem trabalhado forte a expansão do setor, por meio de entidades como o SEPRORGS, que representa as empresas de Tecnologia e Economia Digital gaúchas.

A instituição foi assumida, recentemente, por uma nova gestão, empossada em janeiro para o biênio 2020-2021. Na nova composição, o ex-diretor de Relações de Trabalho, Rafael Krug, assume a cadeira da presidência, antes ocupada por Diogo Rossato. Já na vice-presidência fica o ex-diretor de Startups do SEPRORGS, Luis Henrique Petkovicz.

Entre a presidência, diretores, conselheiros e delegados, 21 nomes compõem a nova gestão da entidade, que conta com aproximadamente 300 associados, realizando cerca de 50 eventos anuais e 100 capacitações por ano.

Para o presidente Rafael Krug, o desafio para o novo grupo à frente do SEPRORGS é integrar ainda mais as ações da entidade com os interesses do empresariado de TI, em questões como representatividade junto ao poder público, fomento a novos negócios e questões fundamentais como a Convenção Coletiva de Trabalho.

“Vivemos um período de muitas transformações e reformas para o empresariado de TI, com repercussões que vão muito além de seus negócios. Nosso papel o de continuar a ser uma voz ativa para os nossos associados, discutindo novas oportunidades e defendendo os interesses do setor frente às mudanças no governo, no mercado e da própria tecnologia. Vamos concentrar esforços para obter resultados ainda melhores, alinhados com os poderes, entidades parceiras e instituições de ensino, levando estas discussões a todos os cantos do estado, fortalecendo nossa presença por meio de nossas diretorias regionais e levando mais competitividade para o setor em nosso estado”, explica Krug.

De acordo com o vice-presidente, Luis Henrique Petkovicz, o relacionamento dará a tônica da nova gestão.

“No SEPRORGS, a palavra de ordem é representatividade, e para isso temos que estar próximos de nossos associados para entender seus interesses e anseios, projetando ações e prioridades a serem atendidas por nossas ações nas diferentes esferas em que atuamos”, destaca.

Ao todo, os novos integrantes da diretoria do SEPRORGS são:

Presidente – Rafael Krug
Vice-Presidente – Luis Henrique Petkovicz
Diretor Administrativo – Roger Muller
Vice-Diretor Administrativo – Rafael Sebben
Diretor Financeiro -Edgar Serrano
Vice-Diretor Financeiro – Roberto Mazzilli
Diretor de Relações do Trabalho – Vinycio Lunelli
Vice-Diretor de Relações do Trabalho – Michael Tatsch

Diretores – Gabriel Engel, Gustavo Eller Liz, Marcus Sperb, José Carlos Zanetti da Silva e Ederson Bastos.

Diretores Regionais – Esdras Moreira (Serra), Sergio Santi (Pelotas), Gilnei Engelmann (Santa Maria) e Jean Carlos Benatti (Santa Rosa).

Conselheiros Fiscais – Everson Nunes, Henrique Schneider, Sérgio Santi, Jean Carlos Benatti, Esdras Moreira e Gilnei Engelmann.

Delegados Representantes Fenainfo – Rafael Krug, Luis Henrique Petkovicz, Edgar Serrano e Gabriel Engel.

Consultor Jurídico Convidado – Jaime Hamester

Conselheiro Convidado – José Guido Kirst