Northern Data adquire data center no norte da Suécia totalmente alimentado por energia verde

FRANKFURT AM MAIN (Alemanha) 7/1/2021 –


– Thillainathan, CEO da empresa: “É uma importante etapa de expansão”

– Preços de eletricidade mais baixos na UE com energia 100% renovável

– Altamente escalonável graças a até 4,5 gigawatts de energia hidrelétrica disponível

A Northern Data AG (XETRA: NB2, ISIN: DE000A0SMU87) adquiriu uma instalação de data center no norte da Suécia para atenderàenorme demanda dos clientes. O local atual consiste em seis salas de data center em uma área de 2,5 hectares e será expandido pela Northern Data após concluir a aquisição.

A nova instalação da Northern Data está localizada na cidade de Boden, no norte da Suécia, que tem uma temperatura média anual de 1,3℃ devidoàsua localização a cerca de 80 quilômetros ao sul do Círculo Polar Ártico. Portanto, o local é ideal para o resfriamento passivo com economia de energia do hardware de HPC.

Além das condições ideais de temperatura de HPC, a região no norte da Suécia é caracterizada por sua alta conectividade e um excedente regional muito barato de eletricidade de fontes de energia renováveis. A eletricidade para o novo data center da Northern Data é 100% procedente de energia renovável, gerada por usinas hidrelétricas na região. As usinas hidrelétricas locais têm uma capacidade de cerca de 4,5 gigawatts (GW), produzindo cerca de 14 terawatts-hora (TWh) por ano, que está disponível para a Northern Data com os preços de eletricidade mais baixos da UE.

Não menos importante, devido às baixas temperaturas do ar perto do Círculo Polar Ártico, é alcançado um excelente valor de Eficiência do Uso de Energia (PUE, na sua sigla em inglês) de 1,07. O valor PUE situa o consumo total de energia de um data center em relação ao consumo de energia da infraestrutura de TI. Quanto mais próximo de 1,0, mais eficiente será o data center. Com um valor de 1,07, a futura instalação da Northern Data está entre as principais do mundo – bem abaixo da média da indústria de 1,67.

O local, que ganhou prêmios por sua ultraeficiência, atende aos mais altos requisitos, com várias certificações ISO e foi concluído pela operadora de data center Hydro66 em 2019. A Northern Data começará a alocar hardware imediatamente, devidoàalta demanda de seus clientes, e continuará expandindo a instalação de maneira massiva.

O CEO da Northern Data, Aroosh Thillainathan, comentou: “Devidoàalta demanda por capacidade de HPC, estamos constantemente revisando opções para proteger mais locais por meio de aquisições, além de construir nossos próprios data centers. Isso nos permite acelerar ainda mais nosso crescimento. Tendo em vista essa estratégia, a nova instalação no norte da Suécia não é apenas um verdadeiro golpe de sorte, mas também uma importante etapa de expansão para nossa empresa. Podemos usá-la desde já, além de poder expandi-la e desenvolvê-la de forma considerável, o que faremos imediatamente. Nosso novo local oferece vantagens importantes, como custos de energia mais baixos e ultraeficiência, o que o tornará uma parte importante do grupo Northern Data no futuro”.

A aquisição de toda a instalação do data center, incluindo duas empresas operacionais e parte da equipe, ainda está sujeita, entre outros, a um processo bem-sucedido de diligência devida e ocorrerá por meio da emissão de € 21 milhões em ações, sujeito a um período de lock-up (vedaçãoànegociação) de dois anos e uma componente de caixa de € 4 milhões.

Sobre a Northern Data:

A Northern Data AG desenvolve e opera soluções de infraestrutura global no campo de Computação de Alto Desempenho (HPC, na sua sigla em inglês). Com suas soluções personalizadas, a empresa fornece a infraestrutura para vários aplicativos de HPC em áreas como mineração de bitcoin, inteligência artificial, blockchain, análise de big data, IoT ou renderização. A empresa com atuação internacional é, atualmente, uma fornecedora líder no campo de soluções em HPC no mundo todo. A Northern Data oferece suas soluções em HPC tanto em grandes centros de dados fixos quanto em centros de dados móveis de alta tecnologia que podem ser configurados em qualquer lugar do mundo. Ao fazer isso, a empresa combina software e hardware de desenvolvimento próprio com conceitos inteligentes para o fornecimento de energia sustentável. A Northern Data emprega cerca de 150 pessoas.

Aviso legal:

Este comunicadoàimprensa não constitui uma oferta de venda ou solicitação de uma oferta de compra ou subscrição de valor mobiliário da Northern Data AG nem constitui um prospecto de títulos da Northern Data AG. As informações contidas neste comunicadoàimprensa não se destinam a formar a base de nenhuma decisão financeira, legal, tributária ou outro tipo de decisão de negócios. Os investimentos ou outras decisões não devem ser tomados apenas com base neste comunicadoàimprensa. Como em todos os assuntos comerciais e de investimento, consulte uma assessoria profissional qualificada.

Idioma:

Português

Empresa:

Northern Data AG

 

Thurn-und-Taxis-Platz 6

 

60313 Frankfurt/Main

 

Alemanha

Tel.:

+49 69 34 87 52 25

E-mail:

[email protected]

Site:

www.northerndata.de

ISIN:

DE000A0SMU87

WKN:

A0SMU8

Listada:

Mercado não oficial regulamentado em Berlim, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburgo,

Hanôver, Munique (m:access), Stuttgart, Tradegate Exchange

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Northern Data AG

Dr. Hans Joachim Dürr

Chefe de Comunicações Corporativas

Thurn-und-Taxis-Platz 6

60313 Frankfurt

E-mail: [email protected]

Tel.: +49 69 348 752 89

Relações com Investidores:

Sven Pauly

E-mail: [email protected]

Tel.: +49 89 125 09 03 30

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: