Nizan Guanaes discursa na Day 1 e fala sobre sua história como empresário

O publicitário foi convidado para discursar durante a Day 1, ciclo de palestras realizado pela Endeavor Brasil que conta com alguns dos maiores empresários do país falando sobre suas primeiras experiências

Local: São Paulo

Data: 02/09/2016

No dia 01/08, Nizan Guanaes reuniu-se com outros empresários bem-sucedidos para discursar durante o evento da Endeavor Brasil, uma organização voltada a apoiar empreendedores no Brasil e ao redor do mundo. Os palestrantes deveriam discursar sobre suas primeiras experiências como empreendedores e transmitir aos ouvintes seus conhecimentos pessoais sobre o mercado.

Durante sua fala, Nizan Guanaes, que é sócio e fundador do Grupo ABC, um dos mais importantes do segmento do país e do mundo, contou sobre uma dificuldade que enfrentou durante o governo Collor. Segundo ele, em março de 1900 Collor congelou os recursos que finalmente havia conseguido para financiar uma de suas ideias. O desapontamento foi tão grande que ele não conseguiu levantar da cama por um dia inteiro. Por fim, o empresário lembrou dos seus sonhos e encontrou motivos para seguir em frente:

“A solução não vai vir até mim, eu tenho que levantar. O empreendedorismo é a gestão dos seus sonhos, é a resiliência e a capacidade de aprender com seus erros e com o dos outros.”

Mas Nizan Guanaes, que também é fundador da agência Africa, pertencente ao Grupo ABC, disse que as principais dificuldades que encontrou não vieram de outras pessoas, como no caso Collor, mas sim de suas próprias atitudes. À medida que superava problemas e conquistava seus sonhos, o publicitário passou a acreditar que era capaz de investir mesmo em negócios que desconhecia e ainda sim obter sucesso. Quando já era um dos melhores publicitários do país, o executivo perdeu um grande uma quantidade de dinheiro com seu excesso de confiança.

Mas não demorou muito para o empreendedor tornar-se CEO da IG com Jorge Paulo Lemann, Marcel e Beto Sucupira e mudar essa situação. Já mais experiente e com o apoio de profissionais habilidosos, ele pôde organizar seus pensamentos e assumir para si mesmo que nunca deveria desistir dos seus sonhos.

“Empreender é o que você faz do momento em que acorda até a hora que vai dormir. É a gestão do seu sonho. O empreendedorismo é o problema que você tira da cama. Quando levaram o meu dinheiro, o sonho ficou. E um sonho não se faz sozinho”.

Em seu discurso na Day-1, Nizan Guanaes, fundador da agência África, lembrou aos ouvintes que o empreendedor é aquele que, apesar das dificuldades e enganos, acredita e investe até o último recurso na realização do seu próprio sonho. O Grupo ABC, que tem Nizan e Guga Valente como fundadores, é hoje o maior grupo de comunicação da América Latina e faz parte do gigante Omnicom.