Analistas-Tributários​ ​da Receita Federal​​ ​de Salvador suspendem atendimento de 24 a 26 de outubro

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) paralisam as atividades de segunda a quarta-feira, de 24 a 26 de outubro, a partir das 9h, os analistas também realizam ato de protesto na frente do CAC da Receita Federal, na Rua Alceu Amoroso Lima, nº 862, Térreo, Caminho das Árvores, em Salvador.

Local: Salvador - Bahia

Data: 24/10/2016

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) paralisam as atividades de segunda a quarta-feira, de 24 a 26 de outubro, a partir das 9h, os analistas também realizam ato de protesto na frente do CAC da Receita Federal, na Rua Alceu Amoroso Lima, nº 862, Térreo, Caminho das Árvores, em Salvador. A categoria reivindica a correção das graves distorções da pauta não remuneratória introduzida no Projeto de Lei (PL) nº 5.864/2016, que dispõe sobre a Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e institui o Programa de Remuneração Variável da Receita Federal do Brasil e dá outras providências. Foram adicionados ao PL trechos que não estavam no acordo dos Analistas-Tributários, tentando descaracterizar o cargo de Analista Tributário como carreira típica de Estado, e tirar todo o poder decisório e que o cargo tem.

A delegada sindical do SINDIRECEITA em Salvador, Gleciara Ramos, destaca que “são os Analistas Tributários que representam a Receita nas Agências de todo o Brasil, como Agentes da Receita Federal, são os Analistas Tributários que chefiam o CAC. São só Analistas Tributários que atuam nas fronteira, impedindo e combatendo o contrabando de armas e drogas. A reação a esse absurdo foi rápida e a força das mobilizações tem mostrado aos administradores a agressão que estão tentando fazer contra o cargo de Analista. Estão agora parando a Receita Federal. O objetivo é para mostrar à sociedade os desmandos escondidos atrás dos muros da Receita Federal, e mostrar aos administradores que a Receita Federal não lhes pertence. O Analista-tributário é servidor de nível superior, que sempre pertenceu à Carreira de Auditoria da Receita Federal e que exerce atividades específicas e exclusivas de Estado, essenciais à Administração Tributária e Aduaneira. A paralisação é para mostrar que para aqueles que não reconhecem nossa condição, eles não merecem ocupar cargos na Administração da Receita Federal!”.

A Receita Federal é do Brasil!

Com a paralisação os serviços do CAC (Código de Acesso) como emissão de certidão negativa de débito (CND), e regularização para emissão da CND, não funcionarão. As paralisações afetam também o atendimento das atividades de análise de processos de cobrança, restituição e compensação, orientação aos contribuintes, inscrição de cadastros fiscais, regularização de débitos e pendências, análise dos pedidos de parcelamento, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades. Nas unidades aduaneiras, os Analistas-Tributários realizarão operação padrão na Zona Primária (Portos, Aeroportos e Postos de Fronteira), nos serviços das Alfândegas e Inspetorias, como despachos de exportação, conferência física, trânsito aduaneiro, embarque de suprimentos, operações especiais de vigilância e repressão, verificação física de mercadorias e bagagens, entre outros.

O movimento tem por objetivo protestar contra o descumprimento do prazo acordado com o governo para recebimento do reajuste salarial e contra a aprovação, no Congresso Nacional, da pauta não remuneratória da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil, que centra poder em um único cargo em detrimento da instituição.

A delegada Sindical do SINDIRECEITA em Salvador, Gleciara Ramos, destaca ainda que a sociedade em geral perde com essa precarização, do corporativismo que se instalou na Receita Federal que atua como concentração de poder e só impede os servidores de trabalharem. “Um bom exemplo é a denúncia que temos feito sistematicamente desde setembro de 2015 com a campanha ‘Brasil sem Crise’. Estamos expondo a queda da eficiência da administração tributária para toda a sociedade, com números oficiais fornecidos pela própria Receita Federal do Brasil. Muitos parlamentares têm utilizado os números e argumentos de nossa campanha para defender soluções que ajudariam a amenizar a crise fiscal sem necessidade do aumento de impostos. Essa campanha demonstra de forma clara que os recursos que deixam de ser arrecadados pela ineficiência seriam suficientes para acabar com a crise fiscal. Essa ineficiência só beneficia os sonegadores e inadimplentes. Enquanto a corrupção dilapida o dinheiro que está nos cofres públicos e deveria ser utilizado em benefício da sociedade, a inadimplência e a sonegação impedem que novos recursos entrem nos cofres públicos piorando ainda mais a situação do cidadão brasileiro e agravando muito a crise fiscal. Por isto, só nos resta paralisar nossas atividades e alertar a sociedade”.

Projeto de Lei (PL) nº 5864/2016

​A Casa Civil ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL) nº 5864/2016, que dispõe sobre a Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e institui o Programa de Remuneração Variável da Receita Federal do Brasil e dá outras providências. O PL, entretanto, além de não atender o prazo acordado com o governo, traz uma pauta não remuneratória que sequer foi debatida com a categoria e que, ainda, atribui a autoridade tributária e aduaneira da União a um único cargo em detrimento Carreira, que é composta por dois cargos de nível superior, entre eles o de Analista-Tributário, e que exercem atividades concorrentes.



Website: http://sindireceita.org.br/

Website: http://sindireceita.org.br/