Mais de 80% das empresas priorizam idioma na contratação, aponta Guia Salarial Hays

A importância do idioma se reflete nos benefícios oferecidos pelas companhias aos seus funcionários. De acordo com a Hays, o percentual de companhias que possibilitam o aprimoramento do idioma é significativo, mas ainda distante do ideal.

Local: São Paulo, SP

Data: 26/05/2017

Ter um segundo idioma é mais que um diferencial, é uma qualificação quase mandatória no mercado de trabalho. De acordo com o recém-divulgado Guia Salarial Hays 2017 em parceria com a RH PLUS Cia de Remuneração, 84% das empresas entrevistadas consideram o conhecimento em língua estrangeira importante em seu setor de atuação. Questionada sobre quais são elas, 90% das companhias responderam que o inglês é a língua prioritária, seguido pelo espanhol (46% dos empregadores).

Para Caroline Cadorin, diretora da Hays Experts no Brasil, há características concretas num perfil profissional que podem fazer toda a diferença quando o recrutador avalia um currículo. “É claro que o profissional é avaliado por um conjunto de fatores que são relevantes para a oportunidade em questão. Neste ano, nós vimos que 39% das organizações valorizam a forte experiência do candidato e 29% dos empregadores olham as qualificações”, ressalta a especialista.

Ainda assim, a importância do idioma se reflete nos benefícios oferecidos pelas companhias aos seus funcionários. Segundo a pesquisa, cerca de 32% das empresas entrevistadas afirmam que oferecem bolsas ou auxílio financeiro para estudo de idiomas de analistas e profissionais técnicos/especialistas. Esse número aumenta apenas 2% para funções de coordenadores e gerentes e diretores, isto é, aproximadamente 34% das organizações proporcionam o benefício a estes cargos. O levantamento também faz comparação com o cenário em outras companhias nas quais os profissionais atuaram: 26% dos colaboradores entrevistados afirmaram que não recebiam auxílio para cursos de idiomas na empresa anterior em que trabalharam.

De acordo com a diretora da Hays Experts, o percentual de companhias que possibilitam aos trabalhadores o aprimoramento do idioma é significativo, mas ainda distante do ideal se for considerada a prioridade dada ao idioma nos processos de recrutamento. “Quase um terço das companhias já oferecem esse benefício, o que reflete um compromisso dessas empresas com o desenvolvimento e qualificação de seus funcionários”, diz Cadorin. “Por outro lado, cientes da importância da língua estrangeira para sua carreira, é importante também essa sensibilização por parte dos profissionais para que busquem estudar, seja pelos métodos e cursos tradicionais ou por conta própria, de forma a se destacarem em futuras oportunidades”, completa a especialista.