Relatórios gerenciais: como ganhar mais tempo

Uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa é a análise de relatórios gerenciais.  São eles que indicam os pontos de atenção e as oportunidades, além de embasar as tomadas de decisão e direcionar os planos de ação e investimentos.

Local: São Paulo (SP)

Data: 18/08/2017

Mas, como normalmente esses relatórios gerenciais reúnem inúmeras informações – como controle financeiro, clientes e lucros – acabam levando mais tempo do que deveriam para serem produzidos e, assim, a análise é deixada de lado. Ou seja, quando não sobra tempo para um bom estudo dessas informações, perdem-se as chances de corrigir erros e potencializar acertos, o que pode custar caro para o negócio.

Para facilitar a produção dos relatórios gerenciais do seu empreendimento, criamos uma lista com os principais passos para você ganhar tempo para a análise desses dados. Acompanhe!

1 – Reúna ferramentas compatíveis para cadastrar os dados

Se você acrescenta os dados da empresa em arquivos de texto e dos sócios em planilhas, já temos aqui a primeira barreira. Reunir todas essas informações em um mesmo lugar de maneira lógica para, então, produzir o relatório, elimina minutos – e até mesmo horas – que poderiam ser usadas para o estudo do levantamento.

Uma boa dica para resolver isso é contar com o apoio de ferramentas gratuitas que fazem fluxo de caixa online e emitem relatórios financeiros como o QuickBooks ZeroPaper .

2 – Comece do maior para o menor

Outra atitude indicada para ganhar tempo na produção do relatório gerencial é iniciar as análises a partir de uma visão geral e depois verificar os detalhes. Essa dica serve tanto para a produção dos relatórios gerenciais quanto para a interpretação dos dados.

Leia também: Guia de Elaboração de Relatórios, Métricas e Números

3 –  Otimize a apresentação

É importante organizar a apresentação dos relatórios gerenciais de modo que permita a análise eficiente e correta do cenário da empresa. Por isso, agrupe as informações completas em uma ordem clara.

A dica é começar pelos resultados positivos e depois partir para os pontos de atenção. Na sequência, focar nas oportunidades de solução, especialmente naquelas que demandam menos investimento e trazem grandes melhorias.

4 –  Utilize as ferramentas certas

Procure as ferramentas próprias para a produção de relatórios gerenciais, pois elas te ajudam a ganhar tempo na etapa de produção para que o estudo não seja apressado.

A solução de relatórios financeiros 

do QuickBooks ZeroPaper, por exemplo, proporciona uma visibilidade completa dos levantamentos semanais e mensais, além de uma lista rápida dos melhores clientes e das despesas com fornecedores. Uma forma de produzir relatórios com mais agilidade e tempo para analisá-los com segurança e eficiência.



Website: http://www.quickbooks.com.br/r/fluxo-caixa/como-ganhar-mais-tempo-nos-relatorios-gerenciais/

Website: http://www.quickbooks.com.br/r/fluxo-caixa/como-ganhar-mais-tempo-nos-relatorios-gerenciais/