Marketing digital e marketing promocional podem caminhar juntos

Sim, suas campanhas digitais podem ser complementadas com marketing promocional; entenda como

Local: São Paulo

Data: 26/05/2017

Desde que a internet surgiu, todos os conceitos e estratégias de marketing passaram por uma verdadeira revolução. O usuário passou a ter mais autonomia para buscar e produzir seu conteúdo, tornando o processo de criação de propagandas bem mais complexo para atingir o público certo e para transmitir a mensagem correta.

No entanto, sabendo explorar bem as ferramentas disponíveis, é possível fazer com que marketing digital e promocional andem de mãos dadas e gerem bons frutos para uma empresa.

Um dos maiores desafios quando se pensa no marketing digital é compreender a natureza do conteúdo que o usuário busca para poder adequar o seu material. Compare com uma propaganda televisiva: a chamada enviada para ser transmitida durante um jornal certamente não é a mesma exibida durante um programa de humor ou culinária, por exemplo.

Como a quantidade de conteúdo na internet é maior, a quantidade de ações que o usuário executa de uma só vez também é maior. Por isso, o segredo é compreender o enfoque que determinado usuário deseja para, dessa forma, oferecer o que é buscado.

Basicamente, existem duas formas principais de conteúdo que são acessados na internet e que podem ser mais bem explorados no marketing digital.

Informação

Faz tempo que a internet se tornou a maior fonte de busca para informação do mundo, seja ela científica ou jornalística. Por isso, muitas das pessoas que usam a rede buscam informações detalhadas sobre os mais variados assuntos, desde dados concretos até dados mais instrutivos.

Use isso a seu favor: ao criar peças promocionais, busque ser o mais informativo possível. Promova matérias, listas, folders e outros materiais que ajudem o seu cliente e não só vendam o produto. A facilidade de colocar links e imagens é um dos maiores frutos da união entre marketing promocional e marketing digital – não deixe de usar essa vantagem como ferramenta para as suas próprias ações de divulgação.

Seu próprio site pode se tornar uma fonte de informações, o que é especialmente interessante quando se pensa em segmentos novos ou ferramentas modernas. “Temos um passo a passo em nosso site para cada serviço que disponibilizamos, além de explicar exatamente o que cada um desses serviços faz. Assim, o cliente fica sabendo quais as suas possibilidades e consegue satisfação ao conseguir navegar com facilidade”, afirma Victor Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi, Gráfica Online que se destaca no setor por oferecer serviços gráficos pela internet.

Entretenimento

Da mesma forma que informa, a internet também diverte e oferece conteúdos de entretenimento para pessoas de todas as idades. Por isso, não tenha medo de ousar e explore essas possibilidades. Campanhas bem-humoradas são uma excelente forma de promover a sua empresa em um ambiente digital e podem representar todo o diferencial que a sua marca tem na internet. No entanto, tenha sempre o cuidado de analisar o conteúdo com cautela e evitar mensagens que possam ser ofensivas a algumas audiências.

Outra forma de aliar o marketing digital com o promocional é valer-se da adaptação de estratégias antigas, como sorteios e concursos. Como, agora, é possível marcar os amigos em redes sociais, cada uma das pessoas que participam se torna um próprio agente de divulgação. Não desperdice essas oportunidades e organize campanhas para novos produtos, serviços diferentes e temas variados.

Também não despreze seu material impresso, como banners , panfletos e folders. Eles podem atrair pessoas a suas mídias e estimular a participação em suas campanhas, aliando o promocional com o digital.

Lembre-se que o marketing só é completo quando todas as suas linhas se complementam. O marketing digital é muito eficiente, mas capta apenas um tipo de público, ou seja, o público conectado.

Para outros tipos de público, são necessários outros tipos de comunicação. Então, vale a pena entender o que seu cliente deseja, onde ele está e como ele gosta de se comunicar para trabalhar corretamente suas necessidades.

Há 50 anos, a Gráfica Eskenazi trabalha com impressão offset para diferentes tamanhos de tiragens. A empresa oferta ainda entregas gratuitas para todo o Brasil. Para encomendar uma demanda de material gráfico online, acesse o e-commerce: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.