Indicadores empresariais: por que a sua empresa deve ficar de olho neles?

Os indicadores de performance, ou KPIs (Key Performance Indicators), são instrumentos de avaliação, medição e monitoramento do desempenho empresarial, cuja finalidade fundamental é a de facilitar a tomada de decisões estratégicas assertivas. Os indicadores certos, quando aplicados com consistência, auxiliam no cumprimento das metas, na correção de erros e na maximização dos recursos disponíveis.

Os indicadores de performance, ou KPIs (Key Performance Indicators), são instrumentos de avaliação, medição e monitoramento do desempenho empresarial. Veja como um ERP pode ser efetivo no controle operacional e gerencial do seu negócio.

Local: Valinhos, SP

Data: 19/06/2017

Na prática, os indicadores estão reunidos em categorias distintas, referindo-se a etapas e/ou processos específicos. Entre eles, alguns dos mais utilizados são:

1. Indicadores estratégicos:

Relacionam-se aos objetivos estabelecidos na concepção do planejamento estratégico da empresa, auxiliando na avaliação de performance e fornecendo um comparativo do cenário atual frente ao estabelecido como ideal.

2. Indicadores financeiros:

Permitem a avaliação da saúde financeira do negócio, unificando informações como faturamento bruto, ticket médio, rentabilidade (ROI) e margens de contribuição.

3. Indicadores de produtividade:

Estabelecem a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos, relacionando a hora/colaborador ou a hora/máquina à avaliação de entrega.

4. Indicadores de qualidade:

Possibilitam a compreensão de quaisquer desvios ou não-conformidades ocorridos durante o processo produtivo, comparando a quantidade de danos/avarias, em determinado período, ao nível de aceitação estabelecido.

5. Indicadores de capacidade:

Medem a resposta produtiva de determinados processos, calculando a capacidade operacional na execução de etapas pertinentes à produção de itens específicos (quantidade de produtos embalados em 1h, por exemplo).

A pertinência dos indicadores reside justamente no acompanhamento de seus resultados, que precisam ser quantificáveis e mensuráveis. A partir deles, é possível observar a evolução das operações, canalizando esforços em áreas momentaneamente deficitárias e que porventura estejam interferindo negativamente na performance do negócio.

Com o constante aperfeiçoamento tecnológico, os sistemas de gestão são cada vez mais eficazes na integração dos diversos departamentos empresariais. Alimentados com os dados fiéis do negócio, as soluções tornam possível a compilação de informações estratégicas, fornecendo relatórios gerenciais que possibilitam o acompanhamento crível dos indicadores essenciais.

O Areco ERP é uma solução de gestão que automatiza processos, elimina retrabalho e minimiza as chances de erro nas atividades cotidianas. Ao integrar departamentos e fornecer indicativos de desempenho geral e individualizado, o sistema garante transparência, efetividade e segurança na tomada estratégica de decisões. O Areco ERP é multimoedas, multiempresas e multi-idiomas, reunindo uma gama ampla de relatórios, telas gerenciais, suporte à auditoria em todas as telas e direitos de acesso para cada perfil de usuário. As ferramentas de Dashboards e BI (Business Inteligence) facilitam a visualização de indicadores importantes ao gerenciamento, sendo configuráveis de acordo com as necessidades da empresa.

Fale com um consultor e saiba como o Areco ERP favorece o acompanhamento dos indicadores empresariais, promovendo o desenvolvimento do seu negócio.

Website: http://www.areco.com.br