Ferro e manganês na água: filtro desferrizador é ideal para remoção

A água da sua casa está amarela e com cheiro forte? Pode ser excesso de ferro na água! Este problema é muito comum em locais de baixada. Saiba como o filtro desferrizador pode ajudar.

Local: Atibaia-SP

Data: 17/07/2017

Tem poço artesiano em casa, mas a água está amarela e com cheiro forte? Pode ser excesso de ferro na água! Este problema é muito comum em terrenos de baixada, porém é fácil de ser resolvido. O primeiro estágio para recuperação desta água é esclarecer realmente quais os elementos concentrados no líquido. Se a água possui gosto de metal, por exemplo, deve ser feita também uma análise de manganês. Esta análise físico-químico precisa ser feita por um especialista profissional que tenha prática neste tipo de questão e seja capaz de oferecer um diagnóstico completo da potabilidade da água.

O excesso de ferro e manganês na água deixa pia e privada amareladas; provoca mau cheiro no banheiro; mancha tecidos, roupas, utensílios sanitários; deixa sabor metálico na água, comida e bebidas como café e chá; propicia a proliferação de bactérias nocivas; prejudica processos industriais de fabricação de bebidas, tinturarias, papel e outros; além de favorecer incrustações nos canos, máquinas de lavar roupa e chuveiros. No entanto, estes não são os únicos prejuízos causados pela água com excesso destes metais, a saúde de quem consome este líquido também é lesada.

O manganês é considerado tóxico e está na lista de metais pesados. O acúmulo deste material no corpo humano, devido a ingestão de água com níveis excessivos, podem causar graves problemas de saúde, visto que prejudica o fígado e o sistema nervoso central provocando sintomas como rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza. Em animais, o excesso de manganês provoca alterações no cérebro e pode levar a impotência. Já a abundância de ferro é armazenada em órgãos como fígado, coração e pâncreas, onde passa longos períodos despercebido até ocasionar doenças hepáticas graves que só pode ser curadas logo no início dos sintomas, infelizmente isso não acontece na maioria das vezes. Grandes quantidades de ferro no organismo também podem piorar os efeitos do mau colesterol e aumentar os riscos de doenças cardíacas.

Para evitar problemas com água de má qualidade e fazer a remoção do excesso de ferro e manganês na água, é indicada a utilização de um filtro Desferrizador . Este equipamento é a solução ideal para esta questão, já que é capaz de remover os metais da água sem a utilização de produtos químicos e com excelentes resultados. De acordo com a CEA do Brasil , empresa especializada em tratamentos de água, a vida útil do elemento filtrante do desferrizador é de 5 anos e a retrolavagem é feita somente com água, o que facilita a manutenção deste filtro. “Esta é a melhor opção para tratamento de água de poços e minas, visto que apresenta uma melhoria significativa da qualidade da água, que ao final do processo está cristalina e pronta para consumo”, explica.

Website: http://www.ceadobrasil.com.br/