Entenda mais sobre as características e tratamento do câncer de próstata

Confira mais informações sobre o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo

Local: Taguatinga - Brasília

Data: 17/07/2017

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens em todo o mundo, ficando atrás somente do câncer de pele. A incidência costuma ser maior a partir dos 40 anos de idade e aumenta ainda mais após os 65. Para todos os homens acima dos 40, é fundamental ir ao médico todos os anos e realizar os exames preventivos.

Isso porque a detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para a realização do tratamento, aumentando as chances de cura. Como a doença é praticamente assintomática em muitas pessoas, a checagem preventiva é a melhor forma de obter o diagnóstico de forma efetiva. Quando existe suspeita clínica ou laboratorial (PSA elevado), exames de imagem como a tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET/CT) e a ressonância magnética são os maiores aliados na identificação da doença.

O exame de PET/CT é realizado a partir a injeção de um radiotraçador que emite pósitrons, na corrente sanguínea. Ele é seguro e indolor, sem efeitos colaterais. O paciente precisa ficar um pouco em repouso para que o medicamento circule e distribua-se pelo organismo, o que leva cerca de 60 minutos antes da realização do exame. O procedimento em si dura cerca de 25 minutos, mas a quantidade de tempo pode variar de acordo com as condições de obtenção de imagem e comportamento do paciente.

Na análise das imagens, é possível ver a captação do marcador farmacológico e observar se ele está alojado com maior concentração em um local específico. A clínica IMEB (Imagens Médicas de Brasília) realiza o exame com o fármaco 68GA-PSMA, recentemente introduzido na prática clínica e considerado um dos traçadores mais precisos na detecção do câncer de próstata. Isso porque ele é desenvolvido com base na proteína que é o antígeno específico da membrana da próstata. Essa proteína encontra-se em focos de metástase, quando existem, e no próprio tumor.

A realização do PET/CT PSMA-GA68 é um dos procedimentos mais importantes da detecção do câncer de próstata e deve ser realizado sempre que houver indícios de alguma anormalidade.

É preciso ter em mente, no entanto, que os demais cuidados médicos e exames também precisam ser realizados e é que somente a partir da consulta periódica que a doença pode ser identificada.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Dificuldade de urinar ou vontade constante de urinar são os sintomas mais comuns, mas muitas pessoas que possuem a doença não sentem absolutamente nada. É justamente o fato de ser uma doença silenciosa que justifica a necessidade de monitoramento frequente.

Em casos mais avançados, o paciente pode vir a sentir sintomas parecidos com os de infecções urinárias, como dores ao urinar, dores nos rins ou mesmo cólicas. Dores ósseas também podem ser comuns.

Mesmo que ainda tenham menos de 40 anos, homens que apresentarem esses sintomas devem ir imediatamente ao urologista. Todos os homens que possuírem casos de câncer na família ou histórico de outros tipos de doença na próstata também precisam ter atenção redobrada, mesmo que já estejam dentro da normalidade há um tempo.

Tratamento

Os tratamentos para câncer de próstata podem ser locais ou sistêmicos. Os tratamentos locais consistem em radioterapia ou cirurgia, que agem no sentido de retirar o tumor e as células cancerosas que existem ali. Os tratamentos sistêmicos, por sua vez, combatem as células cancerosas que estejam na corrente sanguínea ou em outros órgãos do corpo humano.

Em caso de metástase ou de aparecimento de células cancerosas em outros órgãos, também é possível fazer algum tipo de tratamento hormonal para combater ou cessar esse crescimento celular.

Saiba mais

A clínica IMEB (Imagens Médicas de Brasília - www.imeb.com.br) está situada Brasília e é uma das mais modernas e conceituadas no que se refere à realização de exames de imagem e em diagnóstico, como no caso da Tomografia Computadorizada por emissão de pósitrons (PET/CT) com PSMA-GA68. Existente no mercado desde 1988, a clínica realiza exames como Cintilografia, Densitometria óssea, Mamografia e biópsias, PET-CT, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.

Para saber mais informações sobre a clínica ou realizar o agendamento de exames, visite o site do estabelecimento ou ligue para o telefone (61) 3326-0033.