Evento estimula gestão ágil nas empresas por meio da prática

Encontro realizado pela CoBlue, primeira edição do OKR Day acontece no dia 21.11, na sede da empresa Softplan, em Florianópolis

A iniciativa é uma chance para os colaboradores e participantes aprenderem um pouco mais sobre uma metodologia inovadora de gestão de trabalho e produtividade.

Local: Florianópolis

Data: 14/11/2017

Empresas que investem em métodos de gestão inovadores têm mais chances de obter sucesso, de acordo com uma pesquisa recente realizada por professores das universidades de Harvard, Stanford e Doke. Uma das metodologias que vêm mudando a forma como as pessoas se relacionam dentro das instituições é o Objectives and Key Results, conhecido como OKR. No dia 21 de novembro a Coblue, que desenvolveu o primeiro software de OKR brasileiro, promove o OKR DAY, um evento pensado para disseminar essa metodologia e orientar sua prática para líderes de instituições de diversos setores. O encontro será na Softplan, parceira do evento, com início às 13h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.coblue.com.br/evento.

A primeira edição do evento conta ainda com o apoio da VEC, empresa de Florianópolis especializada nas áreas de estratégia, projetos, processos e governança de TI. O encontro será marcado pela prática. George Eich, sócio-fundador da CoBlue destaca que a dinâmica do evento foi pensada para aproximar os participantes da metodologia: ágil e simples. “OKR nada mais é que prática; estamos o tempo todo repensando objetivos e estimulando ações para alcançar os resultados-chave. Sendo assim, não temos como falar sobre o método sem mostrar como ele funciona de verdade”, ressalta George.

Os inscritos poderão participar de fast talks, da construção de OKRs reais e receberão mentorias para entender se o caminho que escolheram levará ao objetivo estipulado. “Para cada empresa o processo de construção de OKR é diferente, por isso não basta mostrar o que é a metodologia, precisamos nos certificar que os participantes sairão do evento prontos para implementar o método de gestão ágil em suas empresas”, reforça Antonio Zubieta, sócio- fundador da CoBlue.

Parceria de Sucesso

A Softplan, parceira da Coblue no evento, começou a adotar OKR na rotina de trabalho em alguns de seus setores. De acordo com Amanda Putti, analista de inovação da gigante catarinense de software, a metodologia traz uma visão mais clara dos objetivos a serem alcançados por cada equipe. “A vantagem de adotar OKR é o engajamento. A metodologia exige colaboração para dar certo. Hoje, além do time Inovação UNJ (Unidade de Negócios Jurídicos) os times Contas, Customer Success e Suporte TJ e Suporte utilizam o método dentro da Softplan”, afirma Amanda.

Para ela, o evento é uma grande oportunidade para trocar conhecimentos e incentivar uma nova e eficiente forma de se trabalhar. “A iniciativa é uma chance para os colaboradores e participantes aprenderem um pouco mais sobre uma metodologia inovadora de gestão de trabalho e produtividade, gerando insights”, explica.

Gestão ágil

Grandes empresas de tecnologia apostam no método OKR de gestão para otimizar seus processos e alcançar resultados de forma estratégica e conectada com a realidade. A metodologia de Objectives and Key Results foi adotada pela Google em 1999, que hoje é uma das maiores do setor de tecnologia do mundo. Além da empresa de buscas, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está dando certo ou não.

Baseado na ideologia lean - que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante -, o método funciona para empresas de todos os portes. As metas são delimitadas a curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos da equipe. À medida que as atividades vão sendo cumpridas é possível perceber o quanto estão impactando e gerando resultados, além de facilitar a percepção do status da meta: se ela será alcançada ou não.



Website: http://www.coblue.com.br/evento

Website: http://www.coblue.com.br/evento