Internet das Coisas: instituição catarinense lança campanha para produzir placas de IoT e difundir tecnologia nacional

Campanha de financiamento coletivo busca arrecadar R$ 30 mil para produção de aproximadamente 100 unidades da CERTI NIO, primeira placa de IoT produzida na América Latina a rodar Linux. Com módulos Wi-Fi e Bluetooth, a plataforma permite integrar equipamentos eletrônicos comuns, como câmeras e eletrodomésticos, à internet.

Primeira placa de IoT produzida na América Latina a rodar Linux, a CERTI NIO possuiu módulos Wi-Fi e Bluetooth e permite integrar equipamentos eletrônicos à web

Local: Florianópolis

Data: 23/11/2017

Um projeto criado em Santa Catarina pretende difundir o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) no Brasil. Por meio de uma campanha de financiamento coletivo, a Fundação CERTI, de Florianópolis, busca arrecadar R$ 30 mil para produzir e distribuir aproximadamente 100 unidades da CERTI NIO, placa microcontrolada criada pela instituição. Primeira plataforma de IoT produzida na América Latina a rodar Linux, a placa possuiu módulos Wi-Fi e Bluetooth, e permite integrar equipamentos eletrônicos comuns, como câmeras e eletrodomésticos, à internet. Mais informações estão disponíveis em https://www.catarse.me/certinio.

Com tamanho reduzido — menos de duas polegadas de altura —, a placa será uma plataforma open source e open hardware. Isso significa que o usuário terá total liberdade de uso e modificação, uma vez que os códigos para desenvolver drivers e demais funcionalidades serão abertos, assim como os esquemas elétricos da placa. Os principais componentes da CERTI NIO são fornecidos pela multinacional ST Microelectronics, referência mundial na fabricação de componentes eletrônicos e semicondutores. A placa é fabricada pela paulista Lauqen, e a montagem é feita em Santa Catarina pela Produza.

Para o diretor de IoT e Big Data da CERTI, Bruno Herrera, o principal diferencial da CERTI NIO é que ela pode ser utilizada para desenvolvimento rápido de produtos eletrônicos. “Além disso, pode ser facilmente integrada à nuvem (cloud), reduzindo o 'time to market' — ou seja, o tempo entre a análise do produto e sua disponibilização para venda — e garantindo a confiabilidade", destaca Herrera.

De acordo com a conceituada consultoria Gartner, até 2020 o número de objetos conectados à web chegará a 20,8 bilhões. Atualmente, as plataformas de IoT mais conhecidas são estrangeiras, e poucos projetos nacionais são desenvolvidos utilizando essa tecnologia. Nesse contexto, o principal objetivo da campanha criada pela CERTI, uma instituição sem fins lucrativos, é disseminar uma tecnologia nacional desenvolvida para a Internet das Coisas. A ação não visa lucro nem produção em série, mas a divulgação da capacidade de desenvolvimento no país.

Por dentro da Internet das Coisas

Internet das Coisas ou IoT (do inglês, Internet of Things) se refere a uma revolução tecnológica que busca conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais, a tendência é que o mundo físico e o digital estejam interligados, a partir da utilização de dispositivos que se comuniquem uns com os outros, os data centers e suas nuvens.

Nunca foi tão fácil criar seu próprio projeto de hardware e prototipar um produto. Componentes eletrônicos que antes só podiam ser encomendados aos milhares, hoje são miniaturizados e comprados pelo correio por unidade. Isso abriu a porta para que técnicos e entusiastas do mundo inteiro revolucionassem o mercado de produtos conectados. Atualmente, kits de desenvolvimento, linguagens de programação e impressoras 3D oferecem condições para que qualquer pessoa programe seus produtos eletrônicos de acordo com a necessidade, a partir de uma plataforma flexível e que facilite o desenvolvimento.



Website: https://www.catarse.me/certinio

Website: https://www.catarse.me/certinio